22 fevereiro, 2018
Comentários

Hemonúcleo de BM decreta estado crítico e abrirá neste sábado, dia 24

Medida visa evitar o desabastecimento já que de janeiro a fevereiro houve uma queda de 43% no número de doações de sangue

O Hemonúcleo de Barra Mansa decretou estado crítico por conta do baixo número de doadores em fevereiro. Por conta disso, ele abrirá no próximo sábado, dia 24, para doações de sangue das 7 às 11h. A medida visa evitar o desabastecimento já que de janeiro a fevereiro houve uma queda de 43% no número de doações de sangue.

Em janeiro, foram 413 voluntários, 342 pessoas puderam doar e 65 estavam inaptas para doação. Já as doações de fevereiro até a última quarta-feira, dia 21, o número de voluntários caiu para 251, sendo 195 aptas e 53 inaptas não podendo doar. A diferença entre o mês passado e fevereiro representa uma queda de 43%.

O coordenador do Hemonúcleo de Barra Mansa, Sérgio Murilo Conti, acredita que a diminuição no número de doadores se deve às comemorações de carnaval. Além disso, muitos voluntários foram considerados inaptos no momento da triagem por terem se vacinado contra a febre amarela há menos de 30 dias. “O índice de inaptidão clínica teve um aumento de 5,1% em relação a janeiro. Acredito que a vacinação contra a febre amarela contribuiu para o aumento deste índice, já que quem se vacina precisa ficar 30 dias sem doar sangue”, ressaltou.

Por conta da queda nas doações de sangue, o Hemonúcleo de Barra Mansa entrou em estado crítico. De acordo com o coordenador, as cidades que são abastecidas por Barra Mansa estão sendo aconselhadas para fazer uso racional dos hemocomponentes. “O Hemonúcleo é responsável pelo abastecimento de 100% das cidades de Barra Mansa, Valença e Rio das Flores. Com o estado crítico do estoque de sangue, está sendo pedida uma avaliação mais criteriosa usando apenas para casos de extrema emergência como cirurgias”, pediu.

Com relação à saída de sangue e hemoderivados pelo Hemonúcleo de Barra Mansa aos municípios atendidos no mês de fevereiro foi mantida a média de 17 bolsas por dia, mas a conta não fecha já que a média de doações por dia não passa de 15 voluntários. “Para que o estoque de sangue ficasse totalmente seguro precisaria de 30 doações por dia, o que não acontece com frequência”, acrescenta o coordenador que afirma que a necessidade atual do banco de sangue é de O positivo e A positivo, apesar de que todos os tipos sanguíneos serem muito bem-vindos.

Para doar sangue é preciso ter mais de 16 anos de idade. Os menores de idade precisam de autorização dos responsáveis. O doador tem que estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. Outra indicação importante é que o doador deve ter se vacinado contra a febre amarela há mais de 30 dias. O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, anexo à Santa Casa de Barra Mansa situado à Rua Pinto Ribeiro, 205, Centro.

Requisitos básicos para doar sangue

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, necessitam de autorização).

» Pesar no mínimo 50 kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Ter se vacinado contra a febre amarela há mais de 30 dias

» Não ter visitado áreas consideradas de risco para a transmissão da febre amarela em menos de 30 dias

» Apresentar documento original com foto recente (Carteira de Identidade, Identidade Profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social).




Comentários