Hemonúcleo de Resende vai funcionar no dia 16
O Hemonúcleo de Resende, localizado num prédio anexo ao Hospital de Emergência, vai abrir suas portas na próxima sexta-feira, dia 16, um dia após o feriado do Dia da Proclamação da República, quando as demais repartições públicas municipais estarão fechadas, para receber doações de sangue. De acordo com a unidade, a medida foi tomada visando manter o equilíbrio e também reforçar o estoque de sangue, já que o Hemonúcleo não funcionará nesta quinta-feira, dia 15, e também na próxima segunda e terça, dias 19 e 20 de novembro, respectivamente. O atendimento será realizado das 8h às 11h.
Segundo a coordenadora do Hemonúcleo, Maria Fernanda Aguiar, a unidade apresenta, atualmente, maior necessidade de doação dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo, mas é de extrema importância que doadores de outros tipos também façam a doação, uma vez que o banco de sangue atende também os municípios de Porto Real, Quatis e Itatiaia, além de Resende.
Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos e não ser portador de doenças graves, entre elas o diabetes. Também não podem doar sangue pessoas que sofreram derrame e trombose, pacientes com câncer, e pessoas que tenham passado recentemente por cirurgias e outros procedimentos, como endoscopia, por exemplo. A coordenadora esclarece ainda que menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal para fazer a doação e maiores de 60 anos precisam comprovar já ter doado sangue pelo menos uma vez, para serem aceitos como doadores.
O procedimento adotado no dia da doação é simples e leva cerca de 40 minutos. Antes de fazer a coleta, o voluntário apresenta seus documentos e preenche uma ficha com informações pessoais. Em seguida, ele passa por uma triagem, que consiste em alguns exames rápidos e uma entrevista, e é liberado para a sala de coleta. Antes de deixar o Hemonúcleo, o doador recebe um lanche e orientações sobre o que pode e o que não pode fazer ao longo do dia.
A coordenadora do Hemonúcleo alerta ainda que os voluntários não devem se apresentar para doação em jejum e que todo o sangue doado passa por exames, antes de ser liberado para os hospitais.
Mais informações sobre os procedimentos necessários para fazer a doação podem ser obtidos pelo telefone 3381.4834.
Confira o funcionamento no feriadão:
Quinta, dia 15: Fechado
Sexta, dia 16: aberto para coleta das 8h às 11h
Segunda e terça, dias 19 e 20: Fechado
A partir de quarta, dia 21, aberto das 8h às 11h
Comentários