Hospital da Japuíba passa a produzir alimentação dos pacientes na própria unidade
A alimentação dos pacientes do Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) passou a ser preparada diretamente na cozinha da unidade, garantindo mais qualidade em cada etapa, desde o recebimento dos alimentos até a entrega das refeições para os pacientes. A nova cozinha possui áreas específicas para cocção, manipulação e higienização, seguindo todas as normas sanitárias e de segurança alimentar
Os cardápios são elaborados pela empresa responsável, que presta serviço para a prefeitura, e aprovados pela nutricionista coordenadora, seguindo os princípios de alimentação saudável e sendo ajustados às necessidades nutricionais de cada paciente.
No cardápio não são permitidos temperos industrializados, corantes artificiais, frituras ou embutidos. Os sucos são preparados apenas com frutas ou polpas naturais, enquanto os temperos se restringem a ingredientes naturais, como alho, cebola e ervas. O objetivo é oferecer uma alimentação equilibrada, contribuindo diretamente para a recuperação dos pacientes.
— Com esse novo serviço, vamos elevar ainda mais a qualidade da alimentação oferecida aos pacientes. A preparação dentro da própria unidade, com uma estrutura adequada e uma equipe qualificada, garantem a segurança alimentar e nutricional das refeições contribuindo não apenas para uma alimentação saudável, mas também para uma recuperação mais rápida e eficaz dos pacientes atendido — destacou Andréa Martins, nutricionista responsável técnica pelo Serviço de Nutrição do HMJ.
Cada paciente recebe seis refeições diárias: café da manhã, colação, almoço, lanche, jantar e ceia. Em média, são preparadas 100 refeições de cada tipo por dia.
— A comida é bem-preparada, temperada e servida em boa quantidade. A nutricionista e toda a equipe passam com frequência para conversar com a gente e saber o que gostamos ou não de comer. Esse novo serviço está muito bom mesmo — afirmou Bruno Martins, morador do Frade, que recebeu alta nesta segunda-feira (3).
A equipe é composta por uma nutricionista diarista responsável técnica, um estoquista, uma cozinheira e uma copeira. Além disso, há dois plantões de 12 horas diárias, cada um contando com um nutricionista, uma cozinheira, dois auxiliares de cozinha, um auxiliar de serviços gerais, uma lactarista e seis copeiras.
Uma das principais mudanças foi a substituição das antigas quentinhas por bandejas térmicas, garantindo que os alimentos cheguem aos pacientes na temperatura adequada e com melhor apresentação.
Segurança alimentar
Todo o processo de preparação das refeições segue um rigoroso controle de qualidade, com acompanhamento constante de um nutricionista plantonista supervisionado por um responsável técnico. As refeições passam por análises laboratoriais trimestrais ou sempre que necessário, e amostras de todas as preparações são coletadas diariamente para exames.
A temperatura dos alimentos e dos equipamentos de armazenamento é monitorada constantemente para garantir que as refeições sejam servidas em condições ideais. Antes da distribuição das refeições, as nutricionistas degustam as preparações e, se necessário, fazem ajustes para assegurar a qualidade. Todos os funcionários envolvidos na produção possuem certificação em manipulação de alimentos e participam de atualizações frequentes sobre boas práticas.
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