20 setembro, 2017
Comentários

Hospital de Itatiaia faz alerta sobre central de ambulância

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, informa que é de responsabilidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) as solicitações feitas pelo telefone 192. Para solicitar a ambulância da cidade, o munícipe deve ligar para o número 3352-1802. Esse número é gratuito e direcionado para a central de ambulância que fica no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros.

Segundo o subsecretário de Saúde, Rinaldo Gonçalves, atualmente há 3 ambulâncias em Itatiaia, 1 na Vila Flórida, 1 em Penedo e 1 em Maromba.

- O atendimento de emergência é de obrigação do SAMU, mas quando eles não atendem o paciente pode ligar para a base do Hospital, pois não ficará sem atendimento. É preciso deixar claro que o 192 não é do hospital, então não temos responsabilidade pelo atendimento realizado pelo Serviço. A nossa ambulância atende os pacientes de alta, transferências entre hospitais e emergência, porém por não temos um técnico de enfermagem plantonista, por isso às vezes demora um pouco o deslocamento até a residência – explicou Rinaldo.

De acordo com o subsecretário, o SAMU atende os casos de urgência, pois os chamados para o 192 são atendidos por um técnico de enfermagem preparado para situações de emergência. O atendimento começa durante a ligação e dependendo do estado do paciente a própria pessoa que telefonou pode iniciar os primeiros socorros, de acordo com as orientações.

A central de atendimento do SAMU fica em Volta Redonda e é responsável por realizar os atendimentos de emergência.

Atendimento
A Central de Ambulâncias de Itatiaia presta atendimento 24 horas, todos os dias da semana, por meio do telefone gratuito 3352-1802.

Comentários