08 março, 2024
Comentários

INB implementa novas diretrizes e reduz compras diretas sem licitação

A Indústrias Nucleares do Brasil – INB vem implementando ações de governança para a otimização de compras, seguindo as diretrizes da atual gestão da empresa de economicidade e transparência. Uma das medidas foi reduzir para R$ 20 mil o valor máximo para aquisições sem a exigência de licitações, mesmo a legislação permitindo que esse valor chegue a R$ 50 mil. Para este tipo de aquisição é utilizada a modalidade de Mapa de Preços. A INB também está utilizando um procedimento de compras otimizadas, adquirindo produtos e serviços no volume necessário para atender às demandas a médio prazo, em vez de realizar compras de acordo com a demanda imediata.



Os procedimentos realizados através de Mapa de Preços referem-se, por exemplo, a aquisições de equipamentos de laboratório e de informática, insumos industriais, manutenção de equipamentos e veículos e contratação de serviços técnicos, entre outros. Neste contexto, nos dois primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, houve uma redução de 50,21% nos recursos investidos, e a quantidade de compras para atender às mesmas demandas neste novo limite caiu de 265, em 2023, para 153 processos em 2024 (42,26% a menos).



“Os resultados obtidos neste início de ano demonstram que as medidas adotadas são efetivas para alcançarmos uma redução de custos, sempre mantendo o padrão de qualidade e transparência da INB”, afirma o presidente da empresa, Adauto Seixas.

Comentários