Image
09 março, 2023
Comentários

Iniciada as obras de prospecções arqueológicas em Vassouras

Já está em andamento, os trabalhos de prospecção arqueológica na Praça Barão de Campo Belo, Centro Histórico de Vassouras, que tem como objetivo localizar e identificar vestígios arqueológicos em determinado terreno.


A ação faz parte da primeira etapa das obras do projeto 'Vale do Café: conexões e desenvolvimento', que fará a conversão das redes aéreas de energia elétrica e de telecomunicações em rede subterrânea em Vassouras. Ao eliminar as fiações aéreas, o projeto pretende valorizar o conjunto urbanístico e paisagístico e melhorar a mobilidade do Centro Histórico de Vassouras.


No projeto também está previsto além do monitoramento arqueológico, pesquisa e estudo de sustentabilidade e ações de impacto para o Vale do Café, organização de seminário sobre educação patrimonial na região e ações de relacionamento com a comunidade.


"O município de Vassouras já é referência no processo de revitalização de espaços preservados por meio do desenvolvimento da educação patrimonial, da cultura e do turismo. O projeto vem somar segurança e eficiência energética, além de eliminar a poluição visual causada por postes e cabos, valorizando o patrimônio cultural", diz Fernando Portella, diretor-executivo do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV).


O prefeito de Vassouras, Severino Dias, também destacou os benefícios do projeto e outras ações em desenvolvimento no município:


“Vassouras está em um período de muitas obras em andamento no Centro Histórico com a restauração de três casarões: Barão de Vassouras, Barão do Ribeirão e o antigo Barão do Amparo, onde está sendo construído o futuro Museu Vassouras. Estamos animados com o início de mais uma obra, que irá trazer mais qualidade no fornecimento de energia aos equipamentos culturais, além da questão visual, deixando a Praça Barão de Campo Belo ainda mais bonita para nossos moradores e turistas ", informou o prefeito do município de Vassouras.


“A iniciativa deste projeto nasceu no DEPAC - Vassouras, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Patrimônio Histórico. Ver este projeto sair do papel, ao lado de tantos parceiros, e de todas as outras obras de restauração em andamento, nos traz a certeza de que estamos no caminho certo na gestão das políticas do patrimônio histórico e cultural de Vassouras” destacou o secretário de Urbanismo e Patrimônio Histórico, Geovani Dornelas.


O projeto 'Vale do Café: conexões e desenvolvimento' é uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva com o patrocínio da Light, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Conta com a parceria institucional da Prefeitura Municipal de Vassouras e o apoio técnico da Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico do município.

Comentários