Inscrições para workshop sobre Doença de Alzheimer estão abertas em Volta Redonda
Evento será nos dias 22 e 23 de setembro no Centro Dia Synval Santos, no bairro Jardim Paraíba; inscrições serão encerradas dia 18
O Centro de Atendimento a Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares – Centro Dia Synval Santos - vai realizar nos dias 22 e 23 de setembro um workshop sobre o Alzheimer. No dia 22, terça-feira, será das 13h às 18h30 e no dia 23, das 7h às 12h30. Para participar, o interessado deve fazer a inscrição através do telefone 3339-9601 ou diretamente na sede da unidade, que fica na Rua 548, nº 101, bairro Jardim Paraíba. As inscrições se encerram no dia 18 de setembro. De acordo com a diretora do Centro de Alzheimer, Daniele Freire, a mesma programação do workshop será realizada nos dois dias e o interessado deverá escolher um dos dias para participar. “A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Vamos disponibilizar 120 vagas para cada dia do evento”, explicou Daniele.
Ainda segundo a diretora, em cada dia, acontecem seis tipos de oficinas temáticas onde serão ensinados na prática cuidados inerentes a pessoa com Alzheimer. “Teremos oficinas de nutrição para idosos com Alzheimer, exercícios fisioterápicos básicos para auxiliar no dia a dia, atividades de terapia ocupacional para auxiliar no processo de memória, saúde bucal da pessoa com Alzheimer, atividades físicas na manutenção e preservação motora e linguagem e expressões da pessoa com Alzheimer”, detalhou a diretora, acrescentando que as inscrições serão encerradas no dia 18 de setembro.
Centro Synval Santos – A unidade possui dois andares tem capacidade para atender até 120 pessoas, que são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar. Os idosos fazem diariamente inúmeras atividades em grupos como movimentos de estímulos com a atenção de fisioterapeutas, atendimentos com psicólogos e tem aulas de artes e música. Os usuários têm cinco refeições diárias e transporte de ida e volta, para quem não tem como chegar a unidade. Muitos deles passam o dia e alguns ficam pela manhã ou a tarde.
O encaminhamento para o Centro de Alzheimer é feito pela Policlínica da Melhor Idade, ligada a Secretaria Municipal de Saúde. Esta unidade faz a avaliação do estado de saúde do idoso, pois para ser beneficiado, ele deve estar no estágio intermediário da doença. Para evitar que a família adoeça junto com os usuários, os familiares também recebem orientações para lidar com a doença e cuidar melhor dos seus idosos. O Centro de Alzheimer está ligado ao Departamento de Proteção Social Especial, da Secretaria Municipal de Ação Comunitária.
Comentários