Image
25 maio, 2021
Comentários

Instituição filantrópica de Valença recebe R$ 200 mil de emenda parlamentar do deputado Luiz Antônio Corrêa

O Lar Meimei é uma Casa se dedica ao atendimento às crianças em dificuldades sociais e financeiras

O Grupo Espírita Lar Meimei, localizado em Valença, recebeu R$ 200 mil de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Antônio Corrêa (PL/RJ). A Instituição, que existe há 36 anos, se dedica ao atendimento a crianças em dificuldades sociais e financeiras e oferece aulas de reforço escolar, esporte, música e artes plásticas, além de oferecer alimentação balanceada, sempre no contraturno escolar.

Segundo o deputado Luiz Antônio, ajudar essas iniciativas é dever do parlamentar. “O Lar Meimei ajuda o poder público e a sociedade ao oferecer educação e lazer para as crianças. Muitos jovens que estavam em situação de risco hoje estudam, comem bem e fazem atividades devido ao projeto”, disse.

Luiz Antônio também citou o eterno patriarca do Lar Meimei, Rogério Fort, falecido em 2019. “Infelizmente, Rogério não está mais entre nós para receber essa conquista, fico feliz por tê-lo ajudado em vida e confio muito no trabalho dos atuais entregantes à frente da Casa”.

No Facebook, a instituição, na pessoa do atual presidente, Vinícius Jenne de Abreu, e demais membros da diretoria, agradeceu ao deputado emenda que chegará ao Lar Meimei em forma de gêneros alimentícios, produtos de limpeza e higiene pessoal. “Aguardamos ansiosos e felizes por esse generoso auxílio. Isso contribuirá em muito, para que nossas crianças continuem recebendo uma alimentação de qualidade e possibilitará o atendimento a muitas famílias em situação de vulnerabilidade”.

História do Lar Meimei

Após tomar conhecimento da existência de uma família composta de mãe, um casal de gêmeos com 8 anos (que não andava nem falava por deficiência nutricional) e mais três crianças, todas desnutridas e sem nenhum tipo de assistência, um grupo de frequentadores do Centro Espírita Joana D'Arc, em junho de 1984, criou um serviço de atendimento a essas pessoas.

As crianças passaram a receber todos os dias: alimentação, vestuário, atendimento médico, orientação escolar, orientação moral e cristã. A mãe das crianças foi encaminhada para um emprego como doméstica. Após dois meses da implantação deste atendimento começaram a aparecer outras famílias em situação semelhante.

A construção da sede própria, no bairro Água Fria, foi possível graças à ajuda de amigos e a uma doação do programa de televisão Cidade X Cidade do SBT. A mudança para a sede própria aconteceu no dia dois de abril de 1991 e ampliou o atendimento às famílias.

Projetos e Conquistas

Além de prestar atendimento a crianças em situação vulnerável, o Lar Meimei se destaca pelo projeto Valença Eco Óleo, que coleta na cidade o óleo vegetal usado de casas, prédios públicos e comércio e revende para fábricas de biodiesel, cosméticos e sabão. A verba arrecadada é utilizada na manutenção da sede e dos atendimentos às crianças.
Em 2017, na gestão do então secretário de Estado do Ambiente, deputado estadual André Corrêa, a instituição, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente, teve o seu espaço de purificação do óleo reformado e recebeu um furgão para a coleta do resíduo.

No mesmo ano o Lar Meimei foi uma das instituições escolhidas para fazer do Criança Esperança, projeto da Rede Globo em parceria com a Unicef.

Contato e apoio

Mesmo com a crise sanitária, o Lar Meimei trabalha para ampliar sua sede e oferecer mais conforto para os frequentadores e crianças, por isso eles realizam a “Campanha do Cimento” para concluírem as obras. Quem quiser ajudar ou conhecer o Lar Meimei pode ir na sua sede, que fica na rua Francisco Borges Castanheiro, 55 – bairro Água Fria – Valença. O site da instituição é o www.larmeimei,com e você também pode fazer contato pelo e-mail lar.meimei@yahoo.com.br e pelo telefone: (24) 2452-1528.

Comentários