24 abril, 2018
Comentários

Itatiaia desponta no cenário de produção de cerveja artesanal sendo destaque no Estado

Atualmente, a produção de cerveja artesanal vem conquistando o mercado em Itatiaia que possui 7 produtores, entre microcervejarias e cervejarias, e produz, em média, apenas em Penedo, 51 mil litros da bebida que têm caído cada vez mais no gosto dos cervejeiros pelo país.

A partir deste cenário em Itatiaia, o mercado de fabricação de bebidas do Rio de Janeiro registrou bons resultados na Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. A pesquisa divulgada na última semana aponta o resultado positivo obtido pelo Estado na produção industrial e destaca o crescimento do setor de bebidas que teve alta de 21,9%.

A exemplo de caso de sucesso, a Cervejaria do Fritz, localizada em Penedo, é responsável por grande parte do volume produzido na localidade.

- Nós produzimos cerca de 42 mil litros de cerveja artesanal por mês e estamos aumentando a capacidade da cervejaria, pois as vendas tem aumentado. Esse é um mercado em expansão então estamos otimistas com o resultado, porém, sabemos que o retorno vem a longo prazo. Nós já trabalhávamos com cervejas artesanais de outras marcas por isso decidimos investir na nossa própria marca e concentrar o restaurante e a cervejaria no mesmo local, em Penedo – comentou André Dias Pinto, proprietário do Fritz Cervejaria.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, Cristian de Carvalho Soares, o crescimento do mercado de bebidas na cidade incrementa a economia e gera novos postos de trabalho.

- O município tem uma tendência para o trabalho manual o que torna viável a produção desses produtos. A busca pela cerveja local é crescente e é um dos elementos de Penedo que vem atraindo turistas, pois as fábricas estão em nossos pólos turísticos e as pessoas gostam de experimentar coisas novas. Essa crescente do mercado de bebidas é mais uma forma de incremento da economia da cidade, além de gerar novas vagas de emprego para os munícipes – destacou Cristian.

A cerveja artesanal tem a maioria ou totalidade do seu teor alcoólico derivado da fermentação de ingredientes tradicionais ou inovadores, é produzida com maior quantidade de malte e leva em conta particularidades de sabor e aroma que são preferência dos consumidores.

Comentários