20 junho, 2018
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Itatiaia faz balanço das ações realizadas para amenizar os danos causados pelas chuvas de março

Criado pelo Executivo Municipal, com o objetivo de traçar estratégias e colocar em prática ações para resolver os problemas ocasionados pelas fortes chuvas que atingiram o município no início de março, o Gabinete de Gestão de Crise (GGC) completou quatro meses de trabalho.

O GGC é formado por representantes de diversas secretarias municipais, que desde a sua criação,se reúnem periodicamente para definir as ações de recuperação das áreas atingidas, que compreendem Penedo, Maromba, Maringá, Vale do Pavão e Vale da Grama.

De acordo com o balanço do Gabinete,após os trabalhos imediatos de socorro, nas primeiras horas após a forte chuva, uma das primeiras ações realizadas para amenizar os danos causados nas regiões,principalmente aos moradores que residem nas localidades mais atingidas foi o reconhecimento do estado de emergência por meio de decreto municipal, após avaliação dos danos.

Após o decreto, com reconhecimento da situação de emergência, por meio de publicação da portaria nº94, do Governo Federal, Itatiaia pode buscar a liberação do FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço dos moradores das áreas atingidas, junto Caixa Econômica Federal (CEF).



Outra iniciativa foi a adesão ao Cartão de Pagamento de Defesa Civil, que já se encontra a disposição do município. O Cartão é a forma exclusiva para o pagamento de despesas com ações de resposta, que compreendem socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais, promovidas por governos estaduais, do Distrito Federal e municipais, com recursos transferidos pela União.



A adesão à ferramenta foi realizada via Banco do Brasil e duas propostas já foram encaminhadas para análise. Ambas as solicitações visam minimizar os danos sofridos pelo município. De acordo com as regras, os recursos utilizados nas ações, após a liberação, serão depositados em uma conta aberta pelo município, iniciada com saldo zero, como forma preventiva.

Todo o controle dos gastos é feito através de prestação de contas enviadas pelos gestores do município e também de publicação dos dados no Portal de Transparência da Controladoria Geral da União.

- A criação do Gabinete de Gestão de Crise foi inédita no nosso município.Ele possibilitou que tomássemos providencias rápidas para minimizar os danos sofridos pelos moradores, como as ações emergenciais realizadas nas primeiras horas após a chuva forte, entre elas o restabelecimento dos serviços nas áreas de Educação e Saúde e o desbloqueio das vias. Por meio dele também buscamos atender a população local com a liberação do FGTS e também fizemos adesão ao cartão Defesa Civil que, após liberado, vai ajudar a viabilizar obras importantes de reconstrução em algumas áreas prejudicadas, disse o vice-prefeito e presidente do Gabinete, Sebastião Mantovani.

Recuperação das estradas

Durante todo o período a equipe do GGC acompanhou os serviços de recuperação nas estradas de acesso a Maromba, Maringá, entre eles a retirada de barreiras que obstruíram as vias e também no Vale da Grama e do Pavão. As frentes de serviços também atuaram nas localidades das Áfricas I e II, Vale do Ermitão, Jambeiro I e II e Fazendinha onde a tempestade danificou ruas asfaltadas, estradas vicinais e ocasionou a queda de diversas barreiras.

O trabalho de recuperação ainda vem sendo realizado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Além das áreas municipais, a equipe também somou forças na primeira fase da recuperação RJ 163.

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