Image
18 maio, 2017
Comentários

Itatiaia imunizou 90% das gestantes contra a gripe

 Itatiaia conta atualmente com 323 gestantes e até o momento 90% já foram vacinadas contra o vírus influenza (Gripe). As informações são da coordenadora de imunização, Andrea Millen, que ressalta que poucas vezes a cidade atingiu um número tão expressivo antes do final de uma Campanha.

- Além do empenho de toda a equipe, a conscientização por parte das próprias gestantes sobre a importância dessa imunização foi muito importante para alcançarmos esse grande número de vacinadas.Esperamos que isso acontece também com os grupos que ainda não atingiram as metas, disse a coordenadora.

Fazem parte do público alvo profissionais da saúde, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, doentes crônicos mediante indicação médica e professores e o quantitativo para atingir por grupo prioritário é de 90%.

De acordo com o último levantamento, além do grupo das gestantes já atingiram a meta o grupo das puéperas, que ultrapassou o número previsto de vacinações atingindo 105,6% e o grupo dos trabalhadores da saúde que alcançou um total de 92%. O grupo de idosos até hoje vacinaram 66,3% do público alvo.

Mas há nove dias do fim da campanha, a coordenadora avalia com preocupação a baixa adesão do grupo que compreende as crianças, que entre as com 6 meses a 2 anos de idade o total de vacinadas somam 39,6% e de 2 a 5 anos é de 25,9%.

- Junto as crianças a vacinação tem sido muito baixa, por isso mais uma vez reforçamos com os pais que não deixem de imunizar seus filhos porque a imunização é fundamental nessa idade , disse Millen.

Até sexta-feira (19) a vacinação será prioritária para o grupo de professores. Atualmente Itatiaia conta com 270 docentes e desse total 38,3% já se vacinaram. Além dos professores as pessoas que fazem parte dos demais grupos prioritários e que ainda não se vacinaram também podem procurar as unidades de vacinação para receber a dose da vacina.

Os moradores acamados e os que possuem dificuldade de locomoção devido a uma enfermidade e que são assistidos pelas Unidades de Estratégia de Saúde ou pelo programa “Melhor em Casa” estão sendo comunicados e imunizados durante as visitas de rotina.

A meta do município é vacinar 7 mil pessoas. As doses da vacina estarão disponíveis até o dia 26 de maio, das 8h às 16h Policlínica Municipal, no Centro e nas unidades de saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre I e II, Penedo, Maromba e Marechal Jardim. Para receber o morador deve apresentar o cartão de vacina.

Comentários