Image
24 junho, 2026
Comentários

Itatiaia: Mais de 80 pacientes têm acesso à saúde visual com entrega de óculos

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma etapa do programa de distribuição gratuita de óculos para pacientes da rede municipal de saúde.

A ação contemplou a entrega de óculos para parte dos beneficiários e também o atendimento de novos pacientes para escolha das armações e realização das medições necessárias para a confecção dos equipamentos.

Ao todo, 83 pacientes foram beneficiados nesta etapa. O atendimento é destinado a moradores inscritos no Cadastro Único e com renda de até um salário mínimo. Para ter acesso ao benefício, é necessário realizar consulta oftalmológica pela rede municipal e apresentar receita emitida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O fornecimento dos óculos é totalmente gratuito e atende crianças, jovens, adultos e idosos, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população, garantindo acesso à saúde visual e auxiliando no desempenho escolar, nas atividades profissionais e na autonomia dos idosos.

"Oferecer óculos gratuitamente representa o compromisso da Secretaria de Saúde com a inclusão, a prevenção e o cuidado com a população, garantindo acesso à saúde visual e mais qualidade de vida para quem não tem condições de arcar com esse custo", destacou a secretária, Gizele Carvalho.

A Secretaria de Saúde informou ainda que ações como essa são realizadas regularmente ao longo do ano. Os moradores que necessitam de atendimento oftalmológico devem procurar a unidade básica de saúde de referência para receber o encaminhamento necessário.

Comentários