06 maio, 2016
Comentários

Itatiaia recebe pesquisadores da UFF para Inventário da Oferta Turística

Pesquisadores da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF) deram início à nova fase da pesquisa de campo do projeto Inventário da Oferta Turística do Estado do Rio de Janeiro, que acontecerá até 16 de maio, envolvendo os municípios de Itatiaia e Resende. Componente do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR/RJ), o projeto está mapeando atrativos, equipamentos e serviços turísticos, com o objetivo de subsidiar um sistema de informações turísticas regionais para o Estado do Rio de Janeiro. Para isso, pesquisadores da Universidade percorrerão toda a região.

- Na visão dos professores e da Universidade, Itatiaia sofrerá um impacto positivo em função dos Jogos Olímpicos Rio 2016, fundamentado na marca forte existente e no conhecimento já disseminado dos atrativos turísticos. Há um potencial imenso em Itatiaia para receber um grande volume de visitantes durante os jogos, por isso é tão importante sabermos exatamente qual o equipamento turístico disponível. - explicou o professor Eduardo Vilela, vice-coordenador da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF.

De acordo com a secretária de Turismo de Itatiaia, Roberta Dias, a equipe da UFF conta inteiramente com o apoio da Secretaria de Turismo de Itatiaia. “É importante que os empresários recebam os pesquisadores e forneçam as informações solicitadas. A Organização Mundial do Turismo entende o Inventário Turístico como um instrumento de fundamental importância para elaboração de planejamento público, além de se estabelecer como referência para investimentos privados, devido ao detalhamento minucioso da oferta turística. Confiamos que desse trabalho sairá um diagnóstico preciso sobre a estrutura do setor nos aspectos econômico, social, político e ambiental, colaborando para o fortalecimento da região”, afirmou Roberta.

Os pesquisadores da UFF estão uniformizados e identificados com crachás para a realização do Inventário visitando todos os meios de hospedagem, de gastronomia, atrativos naturais e culturais, nos 23 municípios do Estado do RJ contemplados no PRODETUR, como segue:

Região 1. Metropolitana: Niterói e Rio de Janeiro.
Região 2. Costa Verde: Angra dos Reis, Parati, Mangaratiba e Rio Claro.
Região 3. Costa do Sol: Cabo Frio, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Casimiro de Abreu.
Região 4. Vale do Café: Vassouras, Valença, Rio das Flores e Barra do Piraí.
Região 5. Agulhas Negras: Itatiaia e Resende.
Região 6. Serra Verde Imperial: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu.

Comentários