16 outubro, 2015
Comentários

Itatiaia recebe projeto Buzum, da CCR Nova Dutra

Alunos da rede municipal vão assistir peça sobre o consumo consciente da água

Cerca de 600 alunos de 11 escolas municipais de Itatiaia vão participar na próxima segunda (19) e terça-feira (20) do Projeto Buzum, da CCR Nova Dutra, que este ano apresentará a peça teatral ‘13 Gotas’. A primeira apresentação será na Praça da Emancipação, no Campo Alegre. Já na segunda encenação, o ônibus estará estacionado ao lado do Colégio Fernando Otávio Xavier, em Penedo. As sessões serão nos turnos da manhã e da tarde com duração de 20 minutos cada.

A peça

O espetáculo tem o título inspirado em um estudo realizado pelo Instituto Akatu, o qual demonstra que, se toda a água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, somente 13 gotas poderiam ser consumidas pelo homem.

A peça apresenta um laboratório em que dois cientistas “malucos” explicam para as crianças, de forma lúdica e sensorial, a importância da água, desde a gestação, quando os bebês estão imersos em líquido uterino, até a presença nos alimentos, no corpo humano e na natureza. Os diferentes estados da água (sólido, líquido e gasoso) são demonstrados e, da mesma forma, as crianças aprendem como ocorre o ciclo das chuvas.

O Projeto “BuZum!”

Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 55 espectadores por sessão. O grupo recebeu o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, em 2014.

A companhia mantém e desenvolve a premissa de unir o teatro à educação, tendo se apresentado em 520 escolas públicas, num total de mais de 150 mil quilômetros rodados.

Comentários