22 outubro, 2015
Comentários

Itatiaia terá Inventário da Oferta Turística

A Secretaria de Turismo de Itatiaia participou, nesta segunda-feira (19), do Evento de Apresentação e Assinatura do Termo de Compromisso do Projeto Inventário da Oferta Turística do Estado do Rio de Janeiro (IOT-RJ) – PRODETUR-RJ, em Niterói/RJ. O projeto será coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Itatiaia e de responsabilidade técnica da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF) e será viabilizado com recursos do PRODETUR-RJ – Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo.

O Projeto prevê o mapeamento de atrativos turísticos, infraestrutura turística, equipamentos e serviços turísticos, bem como a cadeia produtiva do setor, com objetivo de estruturar um sistema de informações turísticas regionais para o Estado do Rio de Janeiro. Serão contemplados 23 municípios do Estado do Rio de Janeiro, sendo: Itatiaia e Resende (Região das Agulhas Negras); Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Rio Claro (Região Costa Verde); Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia (Região Costa do Sol); Barra do Piraí, Rio das Flores, Valença e Vassouras (Região Vale do Café); Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis (Região Serra Verde Imperial) e Rio de Janeiro e Niterói (Região Metropolitana).

O trabalho será desenvolvido por professores e estudantes da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). O IOT-RJ contará com a participação de mais de 100 profissionais e apresentará o resultado final no prazo de 10 meses. Em Itatiaia o trabalho será iniciado imediatamente e a pesquisa de campo será realizada em janeiro/2016. O Projeto se divide nas seguintes Etapas: Assinatura dos Termos de Compromisso; Levantamento de Dados Secundários; Convalidação dos Dados Secundários; Pesquisa de Campo; Convalidação dos Dados de Campo; Georreferenciamento e Produção de Relatórios.

- O Inventário é o primeiro passo para qualquer planejamento que devemos fazer, e agora é o momento ideal para realizarmos esse projeto que será quase que totalmente focado no interior do estado e poderá ter o auxílio do programa Rio+3, da SETUR-RJ, onde mostramos aos turistas que eles têm passeios maravilhosos, como foco no meio ambiente, na história e na cultura, em destinos que ficam a menos de três horas da capital. O Rio de Janeiro é o destino turístico do mundo no momento, pois irá receber representantes de 206 países para as Olimpíadas no ano que vem e um número de turistas dez vezes maior ao registrado na Copa do Mundo – temos que aproveitar esse momento – declarou Nilo Sérgio Felix, Secretário Estadual de Turismo.

- Será através deste inventário que nós, como gestores, passaremos a conhecer de fato as nossas potencialidades, o que é fundamental para a elaboração de projetos e definições de metas. Tais ferramentas, com certeza, irão aumentar nosso movimento turístico e consequentemente irão gerar emprego e renda para nossa população. Também é de grande importância a criação de um sistema de informações regionais que será essencial para que nosso turismo se fortaleça, uma vez que o estado todo passará a ter informações de nossas riquezas e condições. Nosso turismo é muito rico e gerador de nossa maior empregabilidade, portanto temos a ciência de que não é ficando de braços cruzados esperando que o turista venha, é renovando, criando e participando de um projeto como este que crescemos – declarou o vice-prefeito de Itatiaia, Edmar Barbosa da Silva que também participou do evento.

Na ocasião, a Secretária de Turismo de Itatiaia, Roberta Dias de Oliveira assinou um termo de compromisso confirmando a participação do município no IOT-RJ e autorizando a realização das pesquisas.

            - A realização desse Inventário é de extrema importância para o nosso município, pois precisamos conhecer a cidade para bem planejar o desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável. O Inventário é um instrumento de Planejamento, Gestão e Marketing e será muito útil como ferramenta para aprimorar a nossa gestão do turismo municipal norteando o planejamento de nossas ações futuras e os investimentos. Vamos contribuir com a SETUR-RJ e com a UFF para que o trabalho seja bem realizado em nosso município – declarou Roberta Dias de Oliveira – Secretária de Turismo de Itatiaia e Presidente do Fórum Estadual de Secretarias de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

Comentários