07 fevereiro, 2018
Comentários

Itatiaia vai oportunizar acesso à capacitação e ao mercado de trabalho

 Com a finalidade de promover o acesso de seus usuários às capacitações e ao mercado de trabalho, a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, fez a repactuação com o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, o Acessuas Trabalho.

O Programa, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social, tem como objetivo buscar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social por meio da integração ao mundo do trabalho.

O Acessuas trabalho promove ações de articulação, mobilização e encaminhamento de pessoas com situação de vulnerabilidade ou risco social para garantia do direito da cidadania e inclusão ao mundo do trabalho, por meio do acesso aos cursos de formação e qualificação profissional, ações de inclusão produtiva e serviços de intermediação de mão de obra.

- O objetivo do Acessuas é fazer um trabalho com os grupos prioritários especificados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), dentre eles estão aqueles atendidos pelo CRAS e CREAS, BPC, Bolsa Família, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Serviço de Acolhimento e os familiares desses grupos - explicou a diretora de Gestão e Controle do SUAS, Cristiane Barcelos.

A diretora explica que as ações do Acessuas são focadas na população em situação de vulnerabilidade e risco social, na faixa etária entre 14 a 59 anos.Outra ação, segundo Cristiane Barcelos, é o levantamento e contato com instituições para que possam buscar possíveis parcerias para o Programa.

- Para que possamos encaminhar os usuários dos programas sociais vamos procurar viabilizar parcerias com instituições como SENAC, SENAI, SENAT e o PRONATEC para buscar ofertas de cursos profissionalizantes. Queremos também buscar oportunidades de empregos junto à instituições como o Núcleo de Emprego e Qualificação, o SINE e o Comércio local, para que possamos fazer a inserção dos cadastros para que essas pessoas tenham acesso às vagas disponíveis no mercado de trabalho - contou.

De acordo com a Técnica de Referência do Acessuas Trabalho, Fernanda Barreto, o programa visa promover a integração dos usuários da Política de Assistência Social do município ao mundo do trabalho através de ações de identificação e sensibilização e também por meio do desenvolvimento das habilidades e orientação dos usuários.

- Esse é um trabalho que envolve primeiramente uma sensibilização e orientação maior dos os usuários. Queremos fazer com que todos sintam-se motivados a buscar novas oportunidades de capacitação e trabalho, e para isso nosso objetivo é oferecer a eles palestras, workshops, dinâmicas de grupos e oficinas, como por exemplo, de preparação de currículo. Além de orientarmos, queremos motivá-los, trabalhar a autoestima e fazer com que descubram o potencial que possuem e as oportunidades que podem ter no mundo do trabalho e depois fazer esse encaminhamento para cursos e oportunidades de emprego.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos Raquel Rocha lembra que não é de competência do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, realizar ações e executar cursos de inclusão produtiva.

- É papel do SUAS mobilizar,por meio da informação, divulgação e sensibilização,seus usuários,encaminhá-los para cursos e demais oportunidades no território, e acompanhar a trajetória objetivando a inclusão e emancipação social - frisou.

Mais informações sobre o Programa Acessuas Trabalho podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos situada na Avenida dos Expedicionários, nº 332, no Centro. O telefone de contato da Secretaria é (24) 3352 6869.


Comentários