19 fevereiro, 2025
Comentários

Itatiaia zera fila de imposto de ITBI

Desde novembro de 2024, os processos de geração do Imposto de Transferência de Bens Imóveis (ITBI) estavam parados, gerando uma fila de recursos aguardando avaliações. Ao assumir a Prefeitura de Itatiaia, em janeiro de 2025, a atual gestão conseguiu seguir com os processos acumulados e a fila de espera foi zerada.

A atual gestão agilizou o andamento dos processos acumulados nos últimos 3 meses. Todas as ações já foram avaliadas pela Comissão de Avaliação Imobiliária (CAI) e os contribuintes resolveram suas pendências.

De acordo com o secretário de Administração Tributária, Rogério Stefano, caso o contribuinte solicite o ITBI terão facilidade, pois os processos estão sendo avaliados em um prazo de uma semana.

-Uma nova facilidade e agilidade nos processos do imposto ITBI. Verificamos que nos últimos anos o sistema era complicado, com um tempo de espera longo, atrapalhando a venda e compra dos imóveis. Conseguimos zerar a fila de espera e esperamos que os contribuintes consigam resolver suas pendências de forma mais rápida, sem transtornos - destacou o secretário, Rogério Stefano.

O Imposto de Transferência de Bens Imóveis é um imposto municipal e deve ser recolhido pelo contribuinte que compra um imóvel. O contribuinte deve realizar a abertura no setor de protocolo. Após a abertura, é encaminhado para análise da Fiscalização Tributária e então encaminhado para a CAI para avaliação.

O pagamento do ITBI pode ser feito via PIX ou nos bancos conveniados: Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú.

Comentários