27 abril, 2017
Comentários

Itinerário dos ônibus vai mudar no Centro de Quatis

        A Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Ordem Urbana, anunciou nesta quinta-feira, 27, modificações no itinerário dos ônibus intermunicipais que ligam a cidade aos municípios de Porto Real, Barra Mansa, Resende e Volta Redonda. Em razão destas mudanças, haverá também alterações no sistema viário para a circulação de veículos nas ruas e avenidas principais do Centro de Quatis. O dia exato a partir da qual as mudanças vão ser efetivamente implantadas ainda será divulgado pela prefeitura, mas já está praticamente certo que elas começarão a valer em maio.

        O secretário de Ordem Urbana do Município, Bráz Brant de Araújo Júnior, explica que as modificações são provenientes de uma ação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência junto ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O conselho alegou que o ponto de embarque e desembarque de passageiros, situado na esquina da Rua Professor Pessoa de Barros com a Avenida Nossa Senhora do Rosário, não oferece as condições de acessibilidade para os cidadãos com deficiência, além de dificultar o acesso das pessoas idosas aos ônibus, daí a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa nas conversações relacionadas ao assunto.
Conhecido como “rodoviária”, esse ponto funciona no mesmo local desde quando Quatis ainda era distrito de Barra Mansa, há mais de 20 anos, portanto. A ação do Conselho dos Diretos das Pessoas com Deficiência foi contra a empresa concessionária do sistema de transporte coletivo. Em Quatis, as linhas de ônibus são intermunicipais e circulam por meio de concessões do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A administração municipal, por determinação do prefeito Bruno de Souza (PMDB), coordenou a realização dos encontros realizados visando debater com a população as mudanças solicitadas no itinerário dos ônibus, e também porque a prefeitura tem a atribuição de coordenar as ações de trânsito no Município.
- As conversações para tornar realidade as mudanças propostas resultaram na publicação da resolução número 04 de 2015, deste conselho municipal (Direitos das Pessoas com Deficiência), estabelecendo as modificações acordadas entre os segmentos interessados. Vamos agora iniciar uma ampla campanha educativa visando informar a população sobre as mudanças que acontecerão no trânsito da área central do nosso Município – disse Braz.
O secretário de Ordem Urbana esclarece ainda que a empresa concessionária do sistema de transporte coletivo está cedendo as placas de sinalização. Já a prefeitura fará a campanha educativa junto aos moradores da cidade, coordenará a instalação das placas de trânsito e vai controlar o trânsito por meio de agentes da Guarda Municipal. Todas as ações relacionadas às modificações no sistema viário vão ser supervisionadas pelo DEMUTRAN (Departamento Municipal de Transporte e Trânsito), cujo diretor é Antônio Olívio da Fonseca.

Comentários