21 fevereiro, 2017
Comentários

Jornada Pedagógica reafirma o compromisso com a Educação em Itatiaia


Os temas escolhidos são um convite à comunidade escolar para evidenciar práticas educativas e o trabalho que será desenvolvido em 2017

 A Prefeitura de Itatiaia, por meio da secretaria da Educação, apresenta na Jornada Pedagógica 2017 as orientações para a implantação de ações pedagógicas nas unidades escolares durante o ano letivo de 2017. O encontrou começou hoje, dia 20, e vai até o dia 24 de fevereiro em diferentes unidades escolares.
A Jornada visa proporcionar aos profissionais da educação a partilha de ideias, ensinamentos e aprendizagem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura das escolas.
Os temas apresentados nesta edição visam: As interfaces das relações; Matriz curricular e descritores; A inclusão no ambiente escolar; Repensando a alfabetização no ambiente escolar; Práticas pedagógicas no EJA; Psicomotricidade e os eixos na construção do saber; Dificuldades de aprendizagem; Liderança / Atribuições e Propostas de trabalho.
Os encontros acontecerão nos colégios Dom Ottorino Zanon, Ana Elisa Lisboa Grégori, Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto e Escola Municipal Maria José de Aquino.
O tema escolhido é um convite à comunidade escolar para evidenciar práticas educativas e o trabalho que será desenvolvido, como reforça a diretora do departamento pedagógico, Diene Christina Motta:
- Acreditamos na Educação que transforma, numa Educação que é a base de tudo na vida do ser humano. É a mola propulsora para elevar o indivíduo. Traçamos uma filosofia de trabalho sócio construtivista onde o aluno aprende construindo conhecimento. Queremos uma Educação unificada que respeita as singularidades de sua comunidade, mas caminha para o progresso. A jornada pedagógica é o trabalho do campo das ideias e, principalmente, no campo das ações – pontua Diene.
Para o secretário de Educação, Amarildo Veiga Ferri, a jornada visa na perspectiva das diversas linguagens e áreas do conhecimento buscar implantar uma política pública educacional de fortalecimento do setor.
- Os projetos estruturantes debatidos na Jornada têm a função de fortalecer a ação educativa nas Escolas. As práticas que hoje a secretaria de Educação de Itatiaia desenvolve busca educar abrindo a discussão entre o coletivo da unidade escolar na Jornada Pedagógica e devem ser consideradas ao longo do ano letivo para a garantia do direito de aprender dos nossos estudantes – declara o secretário.

Comentários