04 dezembro, 2019
Comentários

Jornalismo UBM é nota 4 em avaliação do MEC

Curso passou por avaliação recente do órgão e obteve resultado positivo

 
A graduação em Jornalismo do UBM — Centro Universitário de Barra Mansa — recebeu na última semana de novembro a visita dos avaliadores do MEC (Ministério da Educação e Cultura) e obteve como resultado a nota 4, em uma escala de 1 a 5. O curso, que é um dos pioneiros na região na área da Comunicação, recentemente obteve também nota 4 no Enade — Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.



Para o coordenador da graduação, o jornalista e professor Alvaro Britto, o curso tem muitas qualidades que justificam esse resultado e isso apenas mostra que o trabalho desenvolvido pela equipe está no caminho certo.



“A nota 4 no MEC é fruto de um trabalho coletivo que envolveu todas as áreas do UBM e os alunos, principalmente, que são o motivo de todo nosso esforço. Todo esse coletivo responsável e vitorioso, somado ao conceito 4 que tivemos no Enade, dá um gás pro curso”, afirma, acrescentando ainda que, hoje, a grande maioria dos profissionais que estão no mercado de trabalho na região são formados no UBM. “É uma motivação a mais pra gente continuar inovando, corrigir o que é necessário e não nos acomodar. Vamos continuar buscando a excelência que foi comprovada por essa avaliação”, pontua o coordenador.



Durante a visita, os agentes do MEC analisam os documentos e os diferentes laboratórios do curso, além de conversarem com professores, alunos, CPA (Comissão Própria de Avaliação), NDE (Núcleo Docente Estruturante) e coordenação. Na ocasião, também foram avaliadas questões pedagógicas, projetos de pesquisa e extensão, corpo docente e a infraestrutura que a instituição oferece para o curso. A última avaliação do curso, que também recebeu nota 4, foi no ano de 2014, quando houve mudanças na matriz – que passou a ter oito períodos, e não sete.



A professora Beatriz, que compõe o corpo docente do curso há 21 anos, destaca alguns pontos fortes que traduzem a nota recebida. “O Jornalismo do UBM tem uma gestão colegiada, está atento às modificações do mercado de trabalho e tem uma participação política atuante nas entidades de Jornalismo da região, por meio da coordenação. Além disso, a matriz do curso é bem enxuta e dinâmica, com laboratórios de prática interdisciplinar e entre as turmas. Tudo isso envolve o aluno!”, disse Beatriz. Entre os motivos listados pelo MEC para o conceito 4, o órgão destacou que o curso oferece uma “formação que abre possibilidades de atuação em diferentes segmentos dos meios de comunicação”.



Mais informações sobre o Jornalismo UBM, grade e corpo docente podem ser acessados no site.

Comentários