18 fevereiro, 2014
Comentários

Legislativo de Quatis inicia atividades com novo plenário

"

Projeto elaborado com base na Lei Federal de acessibilidade dará mais conforto para a população


O presidente da Câmara Municipal de Quatis, vereador Celso Pineschi de Sá (PSDB), em um bate-papo exclusivo com a revista Por Aqui, fez um balanço de seu primeiro ano na presidência do Legislativo, falou das perspectivas para 2014 e das obras realizadas no plenário da Câmara, que abrigou sua primeira sessão na terça-feira, 18. O plenário recebeu nova bancada e cadeiras para os vereadores e também cadeiras mais confortáveis, tipo universitário, para a população.
Sobre seu primeiro ano à frente do Legislativo, Celso avaliou como um ano bastante produtivo, apesar de um início tumultuado para  seis vereadores de primeiro  mandato. “Tivemos dias de grande turbulência, mas com o apoio da população e a confiança na Justiça, a normalidade foi restabelecida. Tivemos muito trabalho e aos poucos conseguimos colocar a Casa Legislativa para funcionar”, disse o presidente na expectativa de que o ano de 2014 seja melhor para todos.""

Foto: Edevaldo Silva (PR), Celso Pineschi de Sá (PSDB) e Hélio Ricardo Pereira Baptista (PMDB)

Celso também destacou o apoio incondicional da atual Mesa Diretora, que é composta pelos vereadores, Professor Hélio Baptista (PMDB), primeiro vice-presidente; Flávio Florentino (PV), segundo vice-presidente; Edevaldo Silva (PR), primeiro secretário e Edimilson do Forte (PMDB), segundo secretário e ainda o vereador Paulo Moreira (PR), que está sempre somando com a atual mesa. “Em conjunto, conseguimos promover uma política pública séria e eficaz, tanto que no final do ano passado devolvemos aos cofres do município a quantia de R$ 227.029,93 (Duzentos e vinte e sete mil, vinte e nove reais e noventa e três centavos)” destacou Pineschi, lembrando que uma das diversas ações do Legislativo foi a votação do reajuste dos salários dos servidores e a votação da adequação salarial dos professores. “O prefeito entendeu que temos que valorizar o servidor público e os professores, partindo dessa premissa enviou as referidas mensagens para a Câmara e, entendendo a necessidade dessa valorização e atendendo ao anseio desses profissionais, acreditamos que era o que poderia ser oferecido naquele momento, e aprovamos a mensagem do prefeito”, lembrou.
Para o ano de 2014, Celso Pineschi, que também é membro do Comitê das Agulhas Negras, que luta contra a transposição do Rio Paraíba do Sul, pretende continuar com a política de desenvolvimento e elaborar projetos que possam beneficiar toda a população. “Nosso maior objetivo é engrenar, fazer acontecer, e com uma participação maior da população na Câmara” apontou Celso Pineschi, citando que está finalizando projetos que visam melhorias para a população.


“Estamos elaborando mais projetos  para a população. Eles estão em fase final de estudos e elaboração, e na hora oportuna serão apresentados e colocados em votação”, revelou em tom de suspense o presidente.

O que já tem de novidade este ano é o novo plenário, que acabou de ser inaugurado e atende à Lei 10.098, que trata da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. “Aproveitamos que o antigo plenário estava muito danificado, devido ao tempo de uso, e como os móveis e as madeiras do piso estavam infestadas de cupim e algumas cadeiras quebradas, decidimos pela realização da obra visando essa adequação, inclusive com rampa de acesso ao plenário. Se nas próximas legislaturas tivermos um vereador cadeirante, ele já vai ter acesso a todas as dependências da Câmara, já que temos o elevador e na parte interna já existe uma rampa que, também facilitará esse acesso aos setores administrativos do Legislativo”, frisou.
Outro ponto positivo da reforma no plenário, é que o espaço poderá ser mais bem aproveitado pela população. “As mesas são moveis, o que aumenta o espaço, por exemplo, para uma apresentação de dança”, destacou reiterando, que a Câmara de Quatis está aberta para a população. “Desde que a realização dos eventos não coincida com o dia de sessão, encontros, palestras, fóruns, abertura para as escolas; sempre visando o bem coletivo, o espaço estará sempre aberto, e foi pensando nisso que realizamos essa obra de melhoria no plenário”, enfatizou.
O presidente informou, ainda, que já foi aberto processo para a licitação visando a compra de ar condicionado para o plenário. “O processo já está em andamento e em breve estaremos licitando a compra de ar condicionado para climatizar o plenário” detalhou, revelando que está sendo estudada a possibilidade de implantar o sistema de transmissão online das sessões legislativas. “Estamos nos informando sobre esse processo, e se tudo correr bem até o final de março desse ano será feita a licitação”, encerrou o presidente, aproveitando a oportunidade para mais uma vez convidar a população a participar das sessões legislativas. “Nem que seja uma vez por semana, mas a presença da população é importante”, finalizou.

Foto:Edimilson de Oliveira Silva (PMDB), Álvaro Luiz da Fonseca (PSD) e Paulo Moreira de Souza (PR)


Foto: Emerson Oliveira de Almeida (PPS), Francisco Antônio de Paula Franco (PSD) e Flávio Florentino (PV)

Crédito fotos: André Matheus

"

Comentários