Liderança e Motivação: o que você deve e não deve fazer
A motivação é a arte de criar interesse nas pessoas, portanto algo de importância fundamental para todos os líderes. Trata-se de usar suas habilidades de liderança para incentivar pessoas a demonstrarem responsabilidade, engajamento e iniciativa e permitir que realizem efetivamente as tarefas que você designar.
No entanto, mesmo que a maioria dos líderes estabeleça metas elevadas quando se trata de motivar os funcionários, até mesmo as melhores intenções podem ser deixadas de lado durante uma semana de trabalho movimentada ou quando um prazo está se aproximando.
Nesses momentos, motivação e engajamento podem ser esquecidos - o que pode levar a um risco de diminuição da eficiência e, o pior de tudo, até mesmo o risco dos membros da equipe procurarem um novo emprego.
Mas não se preocupe, pois as dicas contidas neste texto irão ajudar a você, como líder, a identificar o que deve e não deve fazer para motivar seus colaboradores.
Evite esses erros e pare de desmotivar sua equipe
É assustador, mas apenas um em cada três funcionários se sente engajado no trabalho. De modo geral, a satisfação no trabalho dos funcionários não é muito alta. De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup, apenas um em cada três funcionários se sente engajado no trabalho em países como a Alemanha e os EUA, enquanto em escala global o número é de apenas 13%.
Os dados da pesquisa apontam ainda que a motivação é um fator crucial no contexto da liderança. Em média, os funcionários motivados são 43% mais eficientes e contribuem com 28% mais lucro que os não-motivados.
Dado esses números, há um forte argumento para tornar a gestão motivacional uma prioridade. E, de acordo com a pesquisa da Gallup, o primeiro passo para muitos gestores não é aprender como motivar os funcionários - mas aprender como parar de desmotivá-los. Afinal, muitos gerentes não chegam perto de perceber o quão motivados - ou desmotivados - são seus funcionários.
A seguir, confira alguns dos erros cometidos pelos líderes que drenam a energia dos membros das equipes. Sugerimos que você reflita sobre seu comportamento e, quando necessário, corrija esses erros:
Não repreenda o fracasso
O fato é que todos nós cometemos erros. Faz parte do ser humano. A chave é aprender lições valiosas com esses erros, para que não os façamos novamente. Quando os membros da sua equipe cometem erros honestos, não os castigue - em vez disso, incentive-os a tentar novamente. Lembre-se do que diz Dale Carnegie em “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, para ser um verdadeiro líder: “Elogie todo progresso. Mas chame atenção para os erros das outras pessoas de maneira indireta.”
Evite microgerenciar
Ninguém gosta de um chefe que está constantemente olhando por cima do ombro e adivinhando cada decisão dela. De fato, 38% dos funcionários entrevistados na pesquisa da Gallup, que já citamos, relataram que prefeririam realizar atividades desagradáveis ??do que sentar ao lado de um gestor que tem o hábito de microgerenciar. Por isso, forneça aos seus funcionários objetivos claros e, em seguida, deixe-os descobrir a melhor maneira de alcançá-los.
Evite reuniões inúteis
As reuniões podem ser uma incrível perda de tempo - o profissional médio perde 3,8 horas em reuniões improdutivas a cada semana. Crie uma agenda para suas reuniões e distribua-a com antecedência. Convide apenas as pessoas que realmente precisam participar, inicie a reunião a tempo e termine-a o mais rapidamente possível.
Não intimide seus colaboradores
Como aconselhou Dale Carnegie, para motivar alguém, respeite a opinião dos outros. Nunca diga “Você está enganado”. Afinal, ninguém é motivado por ser intimidado ou ser tratado como um idiota. Esses métodos podem funcionar no curto prazo, mas eles acumulam ressentimento a longo prazo.
E, então gostou do texto? Quais dicas você adicionaria? Entre em contato conosco e conte com a tradição dos treinamentos da Dale Carnegie para ajudar a transformar suas competências de liderança e motivação.
www.portaldalecarnegie.com
Comentários