Image
13 março, 2019
Comentários

Limpeza do sistema de drenagem já passou por cerca de 7300 bueiros em Resende

Com o objetivo de fazer a prevenção contra a incidência de alagamentos, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, segue com a limpeza dos sistemas de drenagem por toda a cidade. Desde o início do trabalho, mais de 7200 bueiros já foram limpos.

A equipe responsável pelo serviço atua na limpeza todos os dias da semana e também em alguns finais de semana. O trabalho, que possui grande importância principalmente em períodos chuvosos, é desenvolvido através da desobstrução e jateamento. Além da prevenção, a iniciativa também é importante para manter a rede em bom estado de conservação. O objetivo é permitir a eficiência do escoamento das águas pluviais.

A limpeza é feita diariamente com o auxílio de maquinário pesado, fundamental para o andamento do serviço. Para a desobstrução das redes, dois caminhões hidrojatos são utilizados, além de uma retro e um caminhão de caçamba, que também são utilizados no trabalho, que começa com a limpeza das caixas receptoras de águas pluviais, seguido da técnica de hidrojateamento

De acordo com o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, embora todos os bairros já tenham sido percorridos pelo serviço, é de grande importância que sejam ações constantes.

- Mesmo com o intenso trabalho, a rede de drenagem pode ficar obstruída em pouco tempo por consequência das ações climáticas. Por isso, o serviço é cíclico e incessante. Também é importante que o planejamento conte com serviços pontuais em pontos mais críticos, afinal sempre surgem locais com necessidade emergencial de desobstrução – explica o secretário.

Ainda de acordo com o cronograma previsto pela Secretaria, atualmente as equipes estão divididas em duas frentes. A primeira trabalha em alguns pontos de situação emergencial da cidade, com serviços pontuais, enquanto a segunda se concentra atualmente nos bairros Jardim Beira Rio, Jardim Alegria e Nova Alegria. Recentemente, o serviço passou pelos bairros Toyota I e II, Primavera, Vila Isabel, entre outros.


Comentários