LIRAa 2015 aponta baixo risco de infestação da dengue em Barra Mansa
Secretaria de Saúde afirma que o apoio dos moradores é fundamental para manter a doença sobre controle
O Programa Municipal de Combate à Dengue, ligado a secretaria de Saúde de Barra Mansa, divulgou o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado durante o mês de outubro. O IIP (Índice de Infestação Predial) do município foi de 0,4%, considerado de baixo risco para ocorrência de casos de dengue. O IB (Índice de Breteau) registrado no município também foi de 0,4%.
"O IB aponta a quantidade de recipientes positivos nos imóveis pesquisados, ou seja, foram encontradas larvas em 0,4% das residências visitadas. Mas isso não significa que as larvas sejam do mosquito Aedes aegypti", explicou Igo de Freitas Gonçalves, Coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental. Para elaboração do LIRAa, foram avaliados 3.308 imóveis nas áreas urbanas e rural do município.
Segundo ele, os baixos índices registrados no município têm diversos fatores. "O período de estiagem registrado no mês de outubro contribuiu para os baixos números, mas não podemos ficar tranquilos, pois a conscientização e a prevenção devem ser constantes. Com a chegada da temporada de chuvas a tendência é de que os números aumentem e por isso contamos com o apoio dos moradores”, afirmou Igo.
Na próxima segunda-feira, dia 09, a equipe da Vigilância realizará uma ação especial no Cemitério Municipal, no bairro Jardim Boa Vista. No local, serão aplicados inseticidas e será realizado o controle de pragas nas capelas mortuárias e em todo o ambiente.
Comentários