04 agosto, 2016
Comentários

Mães participam de ação sobre aleitamento materno em Barra Mansa

Café da manhã e palestra promovidos no Hospital da Mulher marcam a Semana Mundial do Aleitamento Materno

Para marcar a Semana Mundial do Aleitamento Materno a secretaria de Saúde de Barra Mansa realizou nesta quinta-feira, dia 4, um café da manhã, no Hospital da Mulher, para gestantes e mães que estão internadas na unidade. Durante a ação, a diretora Janaína Henriques Sobrinho Ribeiro e a enfermeira Mirian Carla Silva palestraram sobre a importância da amamentação e como ela deve ser feita. As mulheres aproveitaram para tirar dúvidas e os parceiros puderam se informar da importância do homem no processo da amamentação. O Hospital da Mulher é a única maternidade do município e também atende demandas de alto risco das cidades de Rio Claro e Quatis.

De acordo com a diretora do Hospital da Mulher, esse momento é realizado todos os anos, durante a Semana do Aleitamento Materno. “A amamentação envolve muito amor, mas não é fácil. Ainda se fala pouco sobre a amamentação durante o pré-natal e muitas mulheres sofrem por não saberem que precisam se preparar para esse momento. Por isso, essa conversa é muito importante. Separamos esse dia para termos essa troca de experiências, no entanto, toda mulher que nós acompanhamos tem acesso a essas informações. É importante deixar estabelecido que o aleitamento materno é primordial para o desenvolvimento do bebê e para a saúde dele. Queremos que as mães saiam daqui seguras e prontas para oferecer o melhor para seus filhos”, disse Janaína.

Durante a palestra, a enfermeira ensinou como as mulheres devem preparar a mama e como é a forma correta para amamentar. “A mama deve ser preparada desde o período da gestação. A gestante deve tomar sol e estimular o bico do seio. O sol é fundamental para o processo de amamentação e esse hábito deve ser mantido, inclusive, quando já se está amamentando. A dica é: pela manhã, quando colocar o bebê para pegar sol, a mãe pode aproveitar para expor a mama. Também é importante prestar atenção na forma como o bebê pega o peito. O correto é que a boca do bebê envolva não só o bico, mas também a aréola. Isso garante a sucção e evita as rachaduras, motivos que levam muitas mães a desistirem da amamentação”, explicou Mirian.

Jô Bezerra e o companheiro Jackson Luiz Alves assistiram a palestra e aprovaram a iniciativa. “Já tenho um filho de 10 anos que mamou muito e agora é a vez da Eshiley. É sempre bom ter informação, ouvi coisas aqui que com certeza vão me ajudar”, afirmou a moradora do Ano Bom. “Eu acho muito importante que se fale sobre esse assunto. Todos precisam entender o quanto é importante a amamentação, não só a mãe e o pai. As pessoas têm que apoiar, é um momento especial e fundamental para o desenvolvimento da criança. Eu quero que a Eshiley mame muito”, disse Jackson.

Comentários