15 agosto, 2017
Comentários

Mais de 400 atletas visitam Resende para a Muralha Up and Down Marathon

Percurso de 42km vai de Penedo até Visconde de Mauá e contará com apoio da Guarda Municipal no controle do tráfego e na segurança dos participantes


Imagina uma maratona com 42 quilômetros de percurso, todo ele em asfalto, começando em Visconde de Mauá e finalizando em Penedo. É a segunda edição da Muralha Up and Down Marathon, que acontece neste domingo (20/08), com apoio da Prefeitura de Resende. No ano passado, 150 atletas se inscreveram e esse ano o número triplicou, passando para 450.

A competição inverte o percurso a cada ano: na primeira, privilegiou a subida (Penedo X Visconde de Mauá) e agora, em 2017, a maior parte do trajeto será em descida (Visconde de Mauá X Penedo). A maior parte dos competidores, aproximadamente 95%, é de fora da região Sul Fluminense, número que inclui ainda atletas da Argentina e do Chile.

Todos que concluírem a maratona receberão medalhas. Já os cinco primeiros colocados recebem um troféu cada. O evento é democrático e abre as portas ainda para a participação e integração de pessoas com deficiências. Um deles é de Resende, e vem se preparando para percorrer todo o trajeto de 42k. A Muralha Up and Down Marathon já foi incluída no calendário da revista Viagem, que apresenta as maratonas mais bacanas do mundo.

- A competição é inspirada na Comrades Marathon, que acontece na África do Sul e é considerada a maior ultramaratona do mundo. Eventos como esse ajudam a divulgar as belezas da região, incentivando o turismo e gerando mais renda para a cidade, já que muitos que vêm competir acabam se encantando e voltam para curtir a natureza, os restaurantes, as pousadas e o comércio - afirma o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

A competição contará com um efetivo da Guarda Municipal da cidade, além de uma viatura e cinco batedores de moto, que vão contribuir para a segurança dos participantes e para a organização do tráfego no trecho pertencente a Resende.

Comentários