Marcelo Cabeleireiro participa de evento em benefício dos produtores rurais
O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro (DC) esteve hoje na Cooperativa Barra Mansa, participando da cerimônia de entrega do maquinário que foi emprestado pelo Governo do Estado para manutenção das estradas rurais do município. Também foram entregues chegues simbólicos no valor de R$ 30 mil aos beneficiados pelo AgroFundo - programa que auxiliou produtores rurais de todo Estado prejudicados pelas chuvas. O evento contou com a presença do secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, representantes da EMATER Rio e do governo municipal.
“Nosso governador Cláudio Castro e secretário Marcelo Queiroz têm feito um trabalho exemplar voltado aos produtores que certamente passaram a ser mais valorizados em todo Rio de Janeiro com projetos como o AgroFundo e a manutenção das estradas rurais”, ressaltou Marcelo Cabeleireiro.
O deputado também destacou o esforço do prefeito Rodrigo Drable e do secretário municipal de Agricultura de Barra Mansa, Beleza, em prol da melhoria das condições de trabalho dos agricultores. “A vinda dos maquinários e mão de obra que será custeada pelo Estado certamente ajudará muito no escoamento da produção”, enfatizou.
Na ocasião, o secretário estadual destacou o trabalho em conjunto com a EMATER voltado à valorização dos produtores, citando a Carteira do Produtor Rural. Sobre os maquinários, Marcelo Queiroz destacou que foram alugados e que o Governo do Estado irá arcar com todos os custos, inclusive de operadores e combustível.
A cerimônia também contou com a presença do presidente da Cooperativa Barra Mansa e anfitrião, Cláudio Meirelles; da vice-prefeita Fátima Lima; do presidente da EMATER Rio, Marcelo Costa; e do vereador Furlani.
“Quando existe parceria em que o legislador e executivo trabalham em prol da população, as coisas acontecem. Constantemente recebo pedidos para melhoria das estradas rurais, um assunto que já tratei várias vezes em reuniões do Estado junto ao Beleza e esses projetos com certeza ajudarão muito a amenizar os problemas enfrentados”, afirmou Marcelo Cabeleireiro.
E os benefícios para os produtores não param por aí. O deputado lembrou que recentemente foi aprovado pela ALERJ um projeto de sua autoria, que inclusive já foi sancionado pelo governador, que suspende o regime de Substituição Tributária para produtores de leite e cachaça em todo Estado (lei 9.428/21). “Essa foi uma demanda que chegou até mim pelo Cláudio Meirelles, e juntos elaboramos esse projeto para que o setor possa se fortalecer cada vez mais. O presidente da ALERJ, André Ceciliano, prestou todo apoio assim como outros deputados e deputadas que foram favoráveis à matéria. Uma grande conquista”, acrescentou.
A indústria de leite representa um grande potencial no Estado, que consome aproximadamente 3 bilhões de litros por ano, sendo sua produção apenas 17% desse consumo. As importações de lácteos vindos de outros estados somam quase 2,5 bilhões de litros por ano. Para o deputado, é preciso mudar essa realidade e fazer com que a população fluminense consuma os próprio produtos que são de excelente qualidade, mas em decorrência de altas cargas tributárias acabam sendo mais caros.
Outra lei da qual é coautor é 9.451/21, que autorizou a isenção de ICMS no fornecimento de energia elétrica a estabelecimento de produtores rurais. A legislação será regulamentada nos próximos dias pelo governo estadual e representa mais uma conquista muito importante em benefício dos empreendedores do campo.
Segundo o secretário Beleza, Barra Mansa conta com mais de 600 produtores rurais. Um deles é o Fabrício de Oliveira, do distrito de Santa Rita de Cássia, e que foi um dos beneficiados com recurso do AgroFundo. “O AgroFundo ajudou muito os produtores de Santa Rita. As chuvas destruíram bastante as propriedades de lá, as nossas plantações e a gente tinha que recomeçar a plantar tudo de novo. Esse recurso nos ajudou muito, foi um dinheiro que veio na hora certa”, destacou o produtor de hortaliças.
Comentários