12 setembro, 2018
Comentários

MEC divulga primeira lista de empresas validadas para executar tecnologias na Educação Básica

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista das tecnologias educacionais com inscrições validadas para Educação Básica. É a primeira vez que o órgão divulga um comunicado deste tipo. As empresas passaram pelo primeiro ciclo avaliativo do edital número 25/2018/SEB, publicado no Diário Oficial da União, que realiza a convocação para o processo de inscrição. Em seguida, as instituições serão submetidas ao regime de Avaliação e Precificação das Tecnologias Pedagógicas. A plataforma de alta inovação educacional Explorum, é a primeira empresa de Aprendizagem Criativa Híbrida a ser homologada pelo MEC.

“A aprendizagem criativa híbrida é a mistura de técnicas educacionais, que começou com o conceito STEM (Science, Technology, Engineering and Math), que mescla o ensino das disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática simultaneamente, e agora se integra a uma metodologia de Design Thinking, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, e ao conceito Maker, uma extensão do movimento “Do IT Yourself”, Faça Você Mesmo, em português”, explica Eduardo Azevedo, cofundador da plataforma educacional Explorum.

A Diretoria de Apoio às Redes de Educação Básica define que cada ciclo de avaliação das tecnologias educacionais propostas pelo MEC seja composto de quatro processos sucessivos e distintos, antes da publicação do guia, e são os de Validação da Inscrição, Avaliação Tecnológica Educacional e, quando aplicável, Avaliação de Tecnologia Assistiva, Análise documental e Precificação.

Comentários