Image
09 novembro, 2018
Comentários

Médicos e dentistas do Exército realizam atendimento em Quatis neste fim de semana

        Através de uma parceria da prefeitura com a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), médicos especialistas e profissionais de odontologia do Exército vão realizar neste fim de semana atendimento especializado em Quatis aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). O atendimento acontecerá na Clínica da Família, no bairro Nossa Senhora do Rosário, no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial (Centro) e na unidade básica do distrito de Falcão, na zona rural, de 8 horas ao meio-dia, e de 13 às 17 horas. Na Clínica da Família e no CAPS, o atendimento acontecerá no sábado e domingo, dias 10 e 11 de novembro. Já no domingo, as consultas vão ser realizadas no posto de Falcão.

        As especialidades previstas para a Clínica da Família e o posto de Falcão são as seguintes: neurologia, endocrinologia, neonatologia, pediatria, cardiologia, ortopedia, clínica médica, mastologia, obstetrícia, dermatologia, bucomaxilo, prótese dentária, dentista restaurador e endodontia. O atendimento com médico psiquiatra acontecerá no CAPS, principalmente aos pacientes acompanhados por esta unidade, que faz parte do Programa de Saúde Mental do Município.

Esta parceria do Exército com a Prefeitura de Quatis é decorrente da permissão determinada pelo prefeito Bruno de Souza (MDB) para a realização das manobras militares em logradouros e instituições públicos do Município. Nos dias 31 de outubro e 01º de novembro as manobras foram feitas por agentes da 4ª Brigada de Infantaria Leve do Exército, que se localiza na cidade mineira de Juiz de Fora. Nesta quinta-feira, 08 de novembro, tiveram início as manobras realizadas por militares da Academia Militar das Agulhas Negras (Resende), que se prolongarão até a próxima terça-feira, 13.

- A união de forças entre as instituições públicas é de grande importância na prestação dos serviços essenciais à população. O Exército está fazendo os exercícios militares no Município, e, em contrapartida, a população terá atendimento médico e odontológico com profissionais da AMAN. O atendimento vai auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde no sentido de agilizar a assistência aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) – declarou o prefeito Bruno de Souza.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município de Quatis, agentes comunitários de saúde informaram no decorrer da semana os pacientes acompanhados pelo Programa Saúde da Família a respeito das consultas neste fim de semana. Estes pacientes aguardavam pela marcação das consultas nas unidades médicas da prefeitura e vão ter prioridade nos atendimentos deste sábado e domingo. Mas, dependendo do número de pessoas a ser atendido, qualquer morador poderá procurar pelas consultas com os profissionais do Exército, mesmo que não esteja na relação da Secretaria de Saúde para ter o atendimento agendado.

Durante a realização das suas manobras em Quatis, os militares da 4ª Brigada de Infantaria Leve do Exército utilizaram as dependências do ginásio municipal e dos antigos galpões da CBPO (Companhia Brasileira de Projetos e Obras), no início da estrada que liga a área urbana da cidade ao distrito de São Joaquim.

No caso dos exercícios militares por parte dos agentes da AMAN, eles tiveram autorização da prefeitura para utilizar o pórtico de acesso à cidade, próximo ao bairro Barrinha; o quiosque da Praça Teixeira Brandão (Centro); a Estação de Tratamento de Água (bairro Bondarowsky); Academia de Saúde (bairro Nossa Senhora do Rosário); a antiga estação ferroviária localizada no bairro São Benedito; as antigas instalações da Guarda Municipal, perto da agência do Banco do Brasil; e o CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias, situado também no Nossa Senhora do Rosário.

Comentários