Mês da Juventude 2025 une cultura, lazer e solidariedade em Volta Redonda
A juventude de Volta Redonda será protagonista de um movimento de solidariedade em agosto. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), preparou a programação do Mês da Juventude 2025 repleta de cultura, esporte, formação e, principalmente, compromisso social. Em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), os principais eventos do mês vão arrecadar alimentos não perecíveis para o Banco de Alimentos do município, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade.
“A proposta do Mês da Juventude deste ano é ir além do entretenimento. É construir cidadania e estimular o engajamento dos jovens em ações que transformam realidades. A cada ingresso ou kit de participação retirado será um gesto solidário”, afirmou o secretário de Juventude, Munir Francisco Filho
A abertura do calendário será no dia 1º de agosto, sexta-feira, às 19h, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, anexo ao Colégio Getúlio Vargas, unidade da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). O local será palco da apresentação de Stand Up Comedy dos humoristas Big Jaum e Charles Henriquepedia. Para participar, basta doar 1kg de alimento na hora da retirada do ingresso, que será feita entre os dias 28 (segunda-feira) e 1º (sexta), na sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.
Outro destaque do mês é a Corrida da Juventude, no dia 03 de agosto (domingo), na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi (Seu Nula) na Voldac, com retirada dos kits também mediante a doação de alimentos. As inscrições, exclusivas para o público jovem, com idades entre 15 e 29 anos, devem ser feitas através de link que estará disponível no Instagram @sejuv_vr, do dia 28 a 30 de julho.
A programação ainda inclui palestras, oficinas, campanhas de doação de sangue, shows, outros eventos esportivos e atividades em escolas e equipamentos públicos, todos alinhados com a campanha de arrecadação de alimentos.
“O Mês da Juventude é um convite à participação ativa dos nossos jovens. E este ano queremos que essa participação também seja sinônimo de empatia e solidariedade. A parceria com a Sesan fortalece essa rede de apoio que começa com um gesto simples e impacta muitas vidas”, reforçou o secretário de Juventude.
Parceria
Todas as arrecadações serão centralizadas pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional e encaminhadas ao Banco de Alimentos, que distribui os mantimentos para instituições cadastradas e famílias em situação de insegurança alimentar.
O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Fábio Buchecha, elogiou a iniciativa da Sejuv de promover o engajamento da juventude na doação de alimentos.
“O Banco de Alimentos, equipamento do Programa de Segurança Alimentar da Sesan, desempenha um papel crucial no combate à fome, apoiando entidades que fornecem refeições à população carente. Garantir a segurança alimentar é uma ação preventiva à saúde e o Banco de Alimentos proporciona acesso a alimentos saudáveis e de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou o secretário.
A programação completa do Mês da Juventude estará disponível nas redes sociais da Sejuv – @sejuv_vr e da Prefeitura Municipal de Volta Redonda – @prefeituravr.
Comentários