Image
19 março, 2024
Comentários

Ministério da Saúde aponta Barra do Piraí como a 10ª melhor Atenção Primária do estado

O governo de Barra do Piraí protagonizou mais uma grande conquista. Segundo dados do Ministério da Saúde, o município se destacou na colocação do terceiro quadrimestre do programa “Previne Brasil”. Agora, com uma nota de 8,34 no Índice Sintético Final (ISF), a Atenção Primária de Barra do Piraí assume o 5° lugar na região e 10° no estado do Rio de Janeiro, no ranking ligado ao desempenho desta parte pertencente à Saúde.


O município de Barra do Piraí contou por um longo período com uma saúde pública deficitária, algo que o fez ocupar o 74° lugar dentre os 92 municípios do estado do Rio no ranking do Índice Sintético Final. Contudo, em 2022, Barra do Piraí testemunhou uma mudança de paradigma. Através de uma série de estratégias decisivas na Atenção Primária, em questão de praticamente dois anos, a cidade conseguiu subir 51 posições. Agora, com a divulgação dos novos dados, o município reafirma que os esforços para implantar uma estrutura de qualidade foram recompensadores. Houve o aumento da cobertura da Atenção Primária, das consultas e visitas domiciliares e do número de procedimentos realizados.



A diretora da Atenção Primária, Verônica Tancredo Massa, falou, com entusiasmo, sobre a trajetória e os resultados. “É uma excelente notícia para todos! Estamos entre os dez melhores do estado! Tivemos uma evolução significativa. Também agradeço muito aos investimentos feitos na Saúde como um todo e, principalmente, ao respeito mostrado pela Atenção Primária. Finalmente, a administração municipal nos deu condições de prestar um serviço de excelência para a população e, como resultado, conseguimos realizar um trabalho histórico na cidade”, comemora.



Para o secretário interino de Saúde, Dione Caruzo, a Saúde municipal “nunca esteve tão completa e eficiente”. “A Saúde de Barra do Piraí cresce extraordinariamente. Conseguimos ir de 73° para 10° em um curto espaço de tempo. Nunca houve um crescimento tão grande e rápido como este. O intuito é continuar avançando! Parabéns a todos; subimos de patamar, estamos entre aqueles de alto nível, alto desempenho e nível profissional”, completa.



O prefeito Mario Esteves abordou como o árduo trabalho foi responsável por agilizar e aprimorar a Saúde do município. “Através de muito trabalho e dedicação, a administração municipal conseguiu estruturar a secretaria. No início, o maior problema era esta pasta; tudo estava precário, mas, o governo conseguiu aperfeiçoá-la. Hoje, o mais importante está acontecendo: os barrenses estão sendo auxiliados graças a tudo que fizemos e, devido ao alto desempenho, o Governo Federal está melhorando o repasse de verbas. A qualidade dos serviços prestados e o tratamento fornecido pelos profissionais sempre serão prioridade. A vida das pessoas não pode esperar”, frisa o chefe do Executivo.

Uma das mais respeitadas consultoras do Sistema Único de Saúde (SUS) visitou Barra do Piraí e parabenizou o município pelo crescimento dos dados no “Previne Brasil”. Verineida Lima ministrou palestra para os agentes comunitários de Saúde (ACSs) em um evento nesta terça, 19, no Royal Sport Club, e acredita que o município tem potencial para chegar ao que eles chamam de “Top 3” do estado.

 

“O movimento que o município vem fazendo é de suma importância para mostrar a relevância da Atenção Primária, o que se reflete na melhoria da qualidade de vida da população. Estou muito feliz por estar aqui contribuindo com o resgate e a reabertura das Unidades de Saúde. Qualquer lugar desse país, por menor que for, precisa desses postos abertos, mais do que hospitais. E esse fator é determinante para mudar a realidade de uma unidade da federação”, aponta Verineida, que já foi auditora do Ministério da Saúde.

 

Barra do Piraí, em dois anos, passou de seis para 22 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). Com isso, o município consegue assistir a mais moradores. “A nossa intenção é chegar em 100% de cobertura com as ESFs. Para tanto, a administração está investindo mais que o limite permitido por Lei Federal na Saúde. Começamos pelos hospitais, com a iminência de fechar os três, e, após regularizar a vida financeira deles, partimos para os postos. E estão aí os resultados favoráveis”, relembra o prefeito Mario.


Comentários