Image
29 agosto, 2023
Comentários

Ministério da Saúde lança campanha nacional de multivacinação para crianças e adolescentes

Ministério da Saúde lançou neste mês o novo momento da Campanha de Multivacinação para atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. A partir de agora, a ação será realizada em todos os estados do país. A iniciativa abre mais uma etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em fevereiro pelo Governo Federal, com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais no país.
Em uma estratégia inédita, o Ministério da Saúde promoverá ações de microplanejamento nos estados, conforme o calendário da multivacinação. As equipes irão percorrer todo o Brasil em oficinas com gestores e lideranças locais, para ajustar a estratégia de vacinação de acordo com as realidades locais. Mais de R$ 150 milhões serão investidos para essas ações.
Com a abertura da etapa nacional, todos os imunizantes previstos no calendário para esta faixa etária estarão disponíveis ao público nos locais e horários informados por cada município. “Com a queda das coberturas vacinais, nós temos, infelizmente, o risco de reintrodução de doenças que estavam eliminadas no Brasil. Por isso, precisamos proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes. Temos uma responsabilidade fundamental, algo definido no estatuto da criança e do adolescente como um direito. O direito à vacina é o direito à proteção, é o direito à vida que não pode ser negado”, destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Em Barra do Piraí, ação aconteceu na Praça Nilo Peçanha
No dia 26, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra do Piraí promoveu uma multivacinação com o objetivo de atualizar as cadernetas vacinais da população. O evento ocorreu na Praça Nilo Peçanha, no Centro, e distribuiu doses para crianças, adolescentes e adultos, aumentando a cobertura vacinal desse público e reduzindo assim o risco de transmissão de doenças.
A equipe de Vigilância em Saúde aplicou doses de influenza, Covid-19, além de vacinas de rotina. Também foram realizadas avaliações de cadernetas. O secretário interino de Saúde, Dione Caruzo, falou sobre a importância da divulgação da vacinação e sua continuidade.
- Temos que prosseguir com a vacinação. Barra do Piraí está acima da média nacional atual, mas estamos em um momento em que a cobertura no país ainda precisa ser expandida. Doenças, antes erradicadas, estão retornando e isso é algo inadmissível. Por isso, quero apelar para que todos busquem a imunização - solicitou o secretário.
A vacinação também pode ser feita nas unidades que possuam o ambiente adequado, em seu horário de funcionamento. Dentre os locais estão o Posto de Saúde Albert Sabin, na Santana; a Estratégia de Saúde da Família do Centro (na sede da Secretaria de Saúde) e os postos de saúde da Califórnia, Dorândia, Vargem Alegre, Ipiabas, São José do Turvo, Belvedere, Oficina Velha, Coimbra, Santo Antônio, Parque São Joaquim, Areal, Boa Sorte, Morro do Gama, Cantão, Vargem Grande, São João, Ponte Vermelha, Parque Santana, Santana de Barra e Boca do Mato.
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, salientou como se vacinar é vital e uma prática altruísta. “Hoje, graças a muitos esforços, conseguimos reestruturar a área que é o pilar da imunização. É indispensável enfatizar a importância das vacinas e é fundamental que a população esteja em dia com o calendário de imunização. As vacinas salvam vidas e todos devemos fazer a nossa parte”, disse.

Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em Barra Mansa e Volta Redonda
Nos municípios de Barra Mansa e Volta Redonda, o Dia D da campanha será no sábado, dia 02 de setembro, em todos os postos de saúde das cidades. O público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, mas haverá também atualização de caderneta para adultos e idosos com esquema vacinal incompleto. Para se imunizar a pessoa deve estar munida dos cartões de vacina e do SUS, além de um documento com foto.


Vacinas disponíveis
Para crianças: Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); BCG; Hepatite B; Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); SCR (Sarampo, Caxumba, Rubéola); SCRV (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela); Hepatite A (HA); DTP (Difteria, Tétano, Pertussis); dT (Difteria, Tétano); Papilomavírus humano (HPV); Varicela; Pfizer Baby, Pfizer infantil (Covid-19) e Influenza (gripe).
Para adolescentes: Hepatite B (HB recombinante); Difteria; Tétano (dT); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo; Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada), Pfizer adulto (Covid-19) e Influenza (gripe).


Comentários