Morador de Volta Redonda participa do programa “Vírgula Startups” para acelerar aplicativo que conecta tecnologia e bem-estar
André Cruz, morador do bairro Jardim Tiradentes, em Volta Redonda, é o criador do “HoloKD”, um aplicativo que transforma a prática de atividades físicas em uma experiência interativa e divertida – uma nova forma de conectar tecnologia, esporte e bem-estar. O empreendedor participou em março deste ano da primeira turma de Aceleração do programa “Vírgula Startups”, do espaço “Vírgula Hub de Inovação VR” – espaço no Shopping Park Sul fundado pela Prefeitura de Volta Redonda com instituições parceiras.
Durante essa fase, ele pôde validar e testar o produto, entender melhor o mercado e o público-alvo, além de aprimorar o conceito de MVP (Produto Mínimo Viável). “O que me motivou foi a oportunidade de lançar esse projeto com uma base sólida, entendendo os impactos e como escalar a startup que nasceu com uma proposta social.”
André também destacou que sua visão mudou completamente após participar da Aceleração. “Eu aprendi a validar hipóteses, estruturar um modelo de negócio e construir uma jornada de crescimento sustentável”, destacou, acrescentando que o programa também o conectou com mentores e outros empreendedores que o ajudaram a enxergar o HoloKD não somente como um aplicativo, mas como um ecossistema de impacto.
Ele ainda ressaltou que o aplicativo veio para transformar o tempo de tela em tempo de movimento, aliado a jogos, desafios físicos e avatares que incentivam jovens e suas famílias a se movimentarem de forma divertida e conectada.
“Se você tem uma ideia inovadora e quer acelerar seu negócio com propósito, o ‘Vírgula Startups’ é o melhor lugar pra começar. Eles ajudam a transformar a visão em ação, e o sonho em resultado”, finalizou André.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, destacou que o propósito de iniciativas como essa é, justamente, transformar boas ideias em negócios reais que geram emprego, renda e inovação para a cidade.
“Quando investimos em capacitação, mentoria e no ecossistema empreendedor local, estamos criando oportunidades para que talentos daqui possam desenvolver soluções que impactam positivamente o turismo, o comércio e o desenvolvimento econômico do município”, disse o secretário.
Programa “Vírgula Startups”
O programa “Vírgula Startups” tem como objetivo apoiar a estruturação e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, assim como projetos de inovação tecnológica em estágio inicial, e tem como princípios o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento sustentável. Ele é dividido em três fases: Pré-aceleração, Aceleração e Residência.
Inscrições
O programa está com inscrições abertas para fase de Aceleração. Interessados devem se inscrever pelo site https://virgulahub.com.br/virgula-startups-aceleracao/, enviando os formulários até o dia 15 de dezembro. A seleção das propostas será feita por uma banca examinadora após análise documental.
Os participantes selecionados terão acesso a um ciclo de aceleração com duração definida, que incluirá capacitações, acompanhamento técnico, rodadas de negócios e suporte para desenvolvimento de produtos e validação de mercado.
“Convidamos todos os empreendedores e inovadores da cidade a se inscreverem, apresentarem suas ideias e fazerem parte dessa nova geração de startups que está ajudando a transformar Volta Redonda em um polo de inovação e oportunidades”, finalizou Sodré.
Vírgula
O Vírgula Hub de Inovação VR foi fundado no dia 19 de outubro – Dia Nacional da Inovação – pela Prefeitura de Volta Redonda, em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a FOA (Fundação Oswaldo Aranha), a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) e a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).


Comentários