18 fevereiro, 2016
Comentários

Moradores da Serrinha ganham posto totalmente reformado

O prefeito José Rechuan entrega neste sábado, dia 20 de fevereiro, as obras de reforma da unidade de Saúde da Família da Serrinha, às 10h. Os serviços, retomados no ano passado, tiveram início no final de 2013, porém foram paralisados, pois a empresa vencedora do processo licitatório abandonou a obra.

Cerca de 920 pessoas foram beneficiadas com as melhorias realizadas, que incluíram reforma geral e adequação do espaço interno, com a criação de salas para nebulização, fisioterapia, almoxarifado, banheiros adaptados para deficientes físicos e recepção. A obra custou R$ 187.494,26, de recursos federal, estadual e municipal.

Na unidade, os moradores têm à disposição uma equipe formada por médico clínico geral, enfermeira, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, fisioterapeuta, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais.

De acordo com a superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ana Paula Bueno, a reforma visou oferecer mais conforto no atendimento aos pacientes e proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais.

- Na primeira etapa, concentramos as obras nas unidades de saúde da zona urbana do município e agora estamos contemplando os postos de saúde da zona rural – explicou a superintendente.

Na avaliação da superintendente, as ações desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família são fundamentais para diminuir os agravamentos de saúde e as internações causadas por complicações de saúde.

- Os módulos do Programa Saúde da Família são responsáveis pelos trabalhos de prevenção, ou seja, o acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, da vacinação das crianças e a realização de exames preventivos para mulheres – enumerou.

Os moradores também contam com consultas médicas, com enfermeira, pré-natal, atendimento em grupos e realização de procedimentos, como aferição de pressão, curativos e nebulização.

Ainda está em andamento a construção da Clínica da Família, no bairro Morada da Montanha, que deve ser entregue nos próximos meses. A unidade vai atender aproximadamente 1.800 famílias dos bairros Morada da Montanha, Jardim D'Oeste, Jardim Aliança I e II, Mirante da Serra e Morada do Contorno. As comunidades contarão com duas equipes da Saúde da Família.

Com uma área de 400 metros quadrados, a clínica dispõe de cinco consultórios para atendimento ginecológico, consultas médicas e fisioterapia, dois consultórios odontológicos, salas para educação em saúde, para realização de procedimentos, para vacinação e para esterilização, além de dispensário de medicamentos e banheiros adaptados.

A obra representa um investimento do governo do estado no município e tem como objetivo ampliar e qualificar a Atenção Básica nos municípios fluminenses.

Já a Prefeitura deverá contratar os profissionais que atuarão na Clínica da Família, como médicos clínico geral, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, dentistas, auxiliares de saúde bucal, entre outros.

Comentários