18 abril, 2018
Comentários

Mutirão de consultas oftalmológicas será realizado na sexta em BM

Ação tem a finalidade de zerar fila de espera por consulta com oftalmologistas. Atendimento será realizado por região; pacientes do distrito de Amparo são os primeiros da listagem


A Secretaria de Saúde de Barra Mansa realiza a partir da próxima sexta-feira (20), um mutirão de consultas oftalmológicas para atender as demandas oriundas das Unidades Básicas de Saúde do município. O procedimento será realizado no Centro de Especialidades Médicas, situado ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), entre 13 e 17 horas, e tem o objetivo de zerar a fila de espera por consultas oftalmológicas.



O mutirão, segundo o secretário de Saúde Sérgio Gomes, acontecerá no decorrer de pelo menos seis meses, com o objetivo de atender as necessidades de consultas oftalmológicas. “Existe um acúmulo de aproximadamente seis mil consultas oftalmológicas decorrente da carência de especialistas da área na rede pública. Estamos reestruturando o setor e contratamos, em regime de chamamento público, médicos oftalmologistas, que estarão focados na prevenção e recuperação da saúde ocular da população. Excepcionalmente, a primeira edição do mutirão será realizada na sexta-feira. As demais acontecerão aos sábados, pela manhã”, explicou Sérgio Gomes, ressaltando que o mutirão atenderá todos os pedidos de consultas acumulados. Somente após esta etapa, serão agendadas novas consultas.

A equipe composta por cinco especialistas terá a coordenação do oftalmologista Álvaro Sales. “O mutirão será fundamental para detectar e corrigir problemas que afetam diretamente a visão e comprometem a qualidade de vida e bem estar da população”, disse o médico.

Os encaminhamentos para o mutirão foram feitos por meio das UBS. A listagem nominal dos pacientes já se encontra no CEM. Agentes de saúde estão entrando em contato com os pacientes para avisar sobre a consulta. Durante o atendimento caso seja constatada a necessidade de procedimentos de média e alta complexidade, como mapeamento de retina, cirurgia de catarata e laserterapia, serão realizado cadastramentos no sistema do SUS e encaminhamentos para tratamento na rede credenciada no próprio município. Caso o município não tenha prestador de serviços para determinado tipo de atendimento, o paciente será encaminhado para o Centro de Referência de Niterói, com suporte de transporte gratuito oferecido pela própria Secretaria de Saúde.

As situações que necessitarem de procedimentos cirúrgicos serão encaminhadas para a Santa Casa do município. A perspectiva é de que a maior parte das cirurgias seja efetuada na unidade médica.

A partir do mutirão será possível traçar um perfil da saúde oftalmológica de Barra Mansa.

Comentários