19 outubro, 2015
Comentários

Mutirão promove exames de colo do útero e mamas nesta quinta-feira em Itatiaia

O Posto de Saúde da Família (PSF) do Campo Alegre realizará exames preventivos do câncer de colo do útero e das mamas, nesta quinta-feira (22), das 8h às 12h e das 17h às 19h, para todas as mulheres do município com idade acima dos 18 anos. Para realizar os exames no dia 22 não será necessário marcar consulta e os procedimentos serão realizados por ordem de chegada.

A ação integra a campanha do Outubro Rosa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Além dos exames clínicos, serão feitas orientações como cuidados, autoexame e ações preventivas.

Segundo a coordenadora da unidade de saúde, Maria Priscila de Souza, o horário estendido é para atender mulheres que trabalham e muitas vezes não conseguem um horário para fazer os exames.

A unidade de saúde fica na Avenida Coronel Napoleão Duarte, nº 657, no Campo Alegre. Telefone 3352-7004.

Penedo realiza caminhada Outubro Rosa

Agentes do Posto de Saúde de Família de Penedo realizaram na última sexta-feira (16) a primeira caminhada Outubro Rosa, em prol da prevenção do câncer de mama e do câncer de útero. Mobilizando agentes de saúde e munícipes, o grupo saiu do PSF Penedo com apitos e faixas, percorrendo a principal avenida da localidade entregando folders explicativos e conscientizando as mulheres sobre a importância do autoexame das mamas e do exame preventivo.

- Neste mês de outubro, devido à campanha Outubro Rosa, disponibilizamos um horário extra para que as mulheres venham se consultar com o médico ginecologista em nossa unidade do PSF. O atendimento normal acontece todas as segundas-feiras às 17 horas, e até o final de outubro o atendimento também será oferecido nas quintas-feiras, às 15h30. Com isso pretendemos ampliar o número de atendimentos e aumentar a conscientização junto à comunidade - explica a enfermeira Leila Marques, coordenadora do PSF de Penedo.

- Alertamos as mulheres que não deixem de fazer o autoexame das mamas e que procurem sempre a unidade de saúde mais próxima para que colham o exame preventivo. Essas medidas simples podem sinalizar o aparecimento de alterações e adiantar o início do tratamento médico, se for o caso - destaca Graziele Freitas, coordenadora da Saúde da Mulher de Itatiaia.

Comentários