Image
15 dezembro, 2015
Comentários

Natal mais bonito da história de Barra Mansa coroa trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Confira as principais ações da pasta nestes três anos
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, Antônio César e Silva, o Tuca, apresentou com exclusividade para a revista Por Aqui um balanço das ações da Secretaria nesses três anos. Vale lembrar que ao assumir a pasta, os únicos projetos já existentes deixados pelo governo passado eram a Flumisul (Feira de Negócios do Sul Fluminense) e a decoração de natal. Segundo Tuca, ao assumir a pasta em 2013, foi feito um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo. “Em nosso primeiro ano de governo fizemos nossos estudos e planejamentos e identificamos nossas prioridades. Agora estamos executando essas ações”, revelou. Confira alguns destaques:
BM Investe: A BM Investe – Companhia Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa é uma empresa de economia mista, que faz parte da administração indireta da Prefeitura, e foi criada para a atração de empresas/indústrias. É a porta de entrada dos investimentos empresariais em nossa cidade. Com estatutos e leis modernas, a companhia está pronta para operacionalizar o desenvolvimento econômico do município e uma de suas primeiras ações é a gestão da Edimetal, transformando a área em um Distrito Industrial, localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra.
Catei: Com o conceito de “Desenvolvimento Para Todos”, o Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual veio preencher uma lacuna no atendimento ao Microempreendedor Individual. Dentre as várias ações desenvolvidas para esse público alvo, destacamos o programa Alvará Instantâneo, que foi criado para desburocratizar o serviço de emissão de alvará para os MEI's Barra Mansa, e é pioneiro na implantação desse serviço, que libera o documento no ato da solicitação. Atualmente o Catei presta assistência a mais de 7 mil microempreendedores.
Flumisul: A Flumisul deste ano consolidou seu papel de feira de negócios, além de ser considerada a maior de toda a história. Com 130 estandes distribuídos em vários espaços, dentre eles o   Espaço da Indústria, com empresas do setor metalmecânico através da parceria com o Metalsul e Firjan, e do cluster automotivo, Espaço do Comércio e de Serviços e participação da inteligência acadêmica com estandes da UFF e UBM, a feira propiciou a geração de vários negócios para a região.
Conab: A Secretaria vem fazendo negociações com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para a instalação dessa importante empresa estatal para o agronegócio no Estado do Rio. O local já está definido e o projeto em desenvolvimento.
Multitex: A Multitex, que atua em Floriano, investirá em torno de R$ 20 milhões para operar na cidade um entreposto logístico – ferrovia/rodovia que será ligado ao Porto de Itaguaí. É uma operação para atendimento a Gerdau e terá, inicialmente, um transbordo de 30 containers por dia. A operação de cabotagem tem apoio institucional da BM Investe.
Litográfica Valença: A empresa, que também fica em Floriano, anunciou recentemente sua expansão e a contratação de 200 pessoas. Este número pode chegar a 600 em 2016, com a entrada de três novas linhas de produção e de uma nova máquina quadricolor, recém importada da China. A Secretaria de Desenvolvimento teve um papel importante no enquadramento da empresa na lei de incentivos fiscais do Governo do Estado.
Centro Empresarial: A Secretaria, através do BM Investe, está estudando um projeto para criar um centro empresarial no centro da cidade, nas dependências do antigo Instituto Progresso, um local público degradado, que vai ser transformado com a implantação de várias atividades econômicas.
Decoração de Natal: A decoração de natal deste ano voltou a ser responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da BM Investe. O sucesso deste ano foi notório, com uma das decorações mais bonitas e bem estruturadas da história da cidade. “Estamos recebendo muitos elogios em relação ao natal. Atingimos nosso objetivo. Neste momento de crise, vale ressaltar que usamos poucos recursos, pois conseguimos apoio da iniciativa privada. Quando vários setores se unem, as coisas acontecem com sucesso”, vibrou Tuca, acrescentando a transparência com as verbas recebidas. “Todo o dinheiro que conseguimos com empresas parceiras é depositado numa conta de convênio. Além da transparência, esta ação motiva o empresário a ajudar”. O natal deste ano ainda conta com a parceria da CDL e da Follow Comunicação. Podemos considerar que a decoração natalina foi a “cereja do bolo” do trabalho desenvolvido por Tuca, coroando o belo trabalho que vem realizando na pasta.
A Secretaria também tem realizado outros projetos, como a busca pela isonomia fiscal com o governo do estado; a agilidade na parte burocrática; o processo de municipalização do Sine (Sistema Nacional de Emprego); o apoio para manter e incentivar as pequenas empresas. A Secretaria também implementou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, com reuniões periódicas, e também tem participado dos encontros do APL Metalmecânico. Segundo Tuca, ainda existem muitas outras ações. “Temos muitos outros projetos em estudo para alavancarmos ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade. Primeiro preparamos a terra, depois semeamos, e agora estamos colhendo os frutos”, finalizou o secretário.

Comentários