No mês da mulher, Secretaria de Saúde de BM amplia horário de atendimento das UBS
Medida visa ofertar maiores oportunidades para a realização de exame preventivo de câncer de colo de útero e mamografia
Em março, as UBS de Barra Mansa (Unidades Básicas de Saúde) estarão funcionando em horário ampliado. A medida é uma determinação do prefeito Rodrigo Drable e do secretario de Saúde, Sérgio Gomes, e tem o intuito de oferecer às mulheres maiores oportunidades para a realização de exames preventivos de câncer de colo do útero e de mama. Os horários são diferenciados, das 6 às 18 horas. Em algumas unidades, esse horário segue até às 19 horas.
Segundo Sérgio Gomes, neste mês de março, considerado o mês da mulher, a secretaria está investindo ainda mais na conscientização do público feminino sobre a importância dos cuidados com a saúde. “Por isto, ampliamos os horários das UBS e estamos realizando palestras sobre o tema com a participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família”, destacou.
Para a realização do exame é necessário a apresentação do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), CPF e comprovante de residência. O exame preventivo é realizado em um laboratório conveniado com a prefeitura e o prazo médio para entrega do resultado é de 30 dias. Já o pedido para a realização da mamografia necessita de autorização da Secretaria de Saúde. Após a liberação, a própria UBS agenda o exame laboratorial e o resultado leva em média também 30 dias. Um mutirão foi montado pela Secretaria de Saúde para a entrega dos preventivos antigos.
Segundo a diretora técnica e médica do Hospital da Mulher, Mariana Gonçalves Xavier, a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que o exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, seja feito anualmente, logo após o início da vida sexual. “Já a mamografia deve ser realizada a cada dois anos, em pacientes considerados de risco a partir dos 35 anos, e os demais, a partir dos 40”, detalhou Mariana.
A médica alertou ainda para a crescente incidência de câncer de mama nas mulheres. “O estilo de vida, o estresse, a má alimentação e o uso do cigarro tem impactado negativamente na saúde da mulher. Daí, a importância da realização da mamografia, que detecta o nódulo mamário antes mesmo da apalpação. O preventivo de colo de útero também é extremamente valioso já que permite o estudo das células quando elas se modificam para o câncer”, explicou a diretora.
Comentários