Image
10 outubro, 2019
Comentários

Nova UPA para BM e investimentos no Hospital Regional do Médio Paraíba

 previsão de uma nova UPA para Barra Mansa e de investimentos para o Hospital Regional, em Volta Redonda, foram anunciados pelo secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, durante reunião com o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro e com o secretário municipal da pasta de Barra Mansa, Dr. Sérgio Gomes. O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira (09), na sede da secretaria, no Centro do Rio de Janeiro, e também contou com presença do assessor especial do governador, Gotardo Netto. O prefeito Rodrigo Drable chegou ao final da reunião devido outros compromisso, mas agradeceu o deputado por intermediar o encontro e disse estar satisfeito com a atenção que o governo estadual tem dado aos municípios do interior.

Demanda apresentada por Marcelo Cabeleireiro, as melhorias estruturais no Hospital Regional estão dentro do planejamento do Estado. Segundo o Edmar Santos, há recurso disponível para “apoio a reformas e aquisição de equipamentos”. O que não está ao alcance, no momento, são as verbas de custeio. O secretário destacou a implantação do sistema de tratamento de esgoto no hospital, que antes não era feito, e se comprometeu a investir mais na unidade.

Na ocasião, o secretário estadual ainda apresentou o modelo da nova UPA que poderá ser construída em Barra Mansa, após conclusão dos estudos de viabilidade. Ele também atendeu ao pedido de Dr. Sérgio para autorizar a utilização de um equipamento para o tratamento de pacientes com câncer. De acordo com o secretário de Barra Mansa, o aparelho pertence ao governo estadual e está embalado desde gestões anteriores. “Existe um processo administrativo de devolução, mas esse equipamento seria de muita importância para os tratamentos que realizamos em pessoas com câncer”, relatou.

Para Marcelo Cabeleireiro, a reunião foi proveitosa e representa o início de um desenvolvimento na saúde pública. “Tenho sido bem recebido em todas as repartições do governo estadual e isso é muito importante para conseguirmos avançar na região do Médio Paraíba”, disse.

PREVENÇÃO AO CÂNCER

Além dos gestores e do parlamentar, também participaram da reunião representantes do Instituto Ronald McDonaldo, que desenvolve ações de diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Eles apresentaram um projeto ao secretário estadual, já que uma das metas do chefe da pasta é também alcançar atendimento mais qualificado às vítimas de câncer. Dentro do contexto, Edmar Santos frisou que houve redução no Estado, de 57% para 18%, no número de mulheres com câncer de mama que não conseguem tratamento em 60 dias. Para ele, a meta é zerar esta estatística nos próximos meses.

Comentários