Novo Cras Água Limpa será inaugurado quinta-feira (dia 24) em Volta Redonda
Centro Social foi reformado e ampliado; destaque é um novo salão de reuniões e sala de inclusão digital da Faetec
A comunidade da Água Limpa será beneficiada na quinta-feira (dia 24), às 9h, com as obras de reforma e ampliação do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Nayef Georges Francis. Os serviços foram realizados pela empresa Múltipla Serviços Materiais e custaram R$ 100 mil. Na cerimônia estarão presentes o prefeito Antônio Francisco Neto, o secretário Municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, que participará do evento para inaugurar o Centro de Inclusão Digital da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
Entre os serviços realizados estão a pintura geral, reparos no telhado, reforma dos banheiros, troca da iluminação, recuperação da fachada e melhorias na acessibilidade para pessoas com deficiência. “Refizemos toda a estrutura do Cras e dobramos o tamanho do salão de atendimento das famílias, onde acontecem reuniões e encontros da comunidade. Antes o local recebia 80 pessoas, e agora, 150 usuários”, afirmou a diretora do Departamento de Proteção Básica, Rosane Marques.
A respeito da sala de inclusão digital da Faetec, a diretora explicou que ela ocupará o mesmo espaço do Telecentro do Cras. “Nesta sala haverá 10 computadores para cursos de informática que serão disponibilizados todos os dias para a comunidade. Os moradores também terão acesso gratuito à internet para todo tipo de pesquisa. A sala será muito bem aproveitada pelos moradores, pois garantirá a inclusão digital de inúmeros usuários do Cras diariamente”, disse Rosane.
Ela ainda destacou que com o acréscimo da unidade, mais pessoas serão atendidas e novas oficinas de geração de emprego e sócio-educativas serão oferecidas gratuitamente para a comunidade. “Atualmente atendemos 900 famílias, mas com a reforma, o Cras estará apto a receber mais de 1200 famílias mensalmente”, completou.
O secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, disse que com a reforma do Cras da Água Limpa, a rede de proteção básica da assistência social, que conta hoje com 33 Cras, será ampliada ainda mais na cidade. “Estamos construindo mais quatro Cras na Voldac, Ponte Alta, Jardim Cidade do Aço e São Cristóvão. Além disso, as unidades do Retiro e Siderlândia passam por reformas e ampliação. Isso demonstra o comprometimento do governo em investir no social e em cuidar diretamente das pessoas”, destacou.
O Cras da Água Limpa fica na Rua Siqueira Campos, nº 16, e atende a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além dos atendimentos diários dos projetos e programas do CRAS, que são realizados em parceria com o Governo Federal, durante toda a semana, são oferecidas gratuitamente as oficinas de violão, pintura em tecido, futsal, aulas de dança e oficina de arte com bolas. No salão principal da unidade acontecem, em dias programados, encontros de grupos de convivência de idosos, adolescentes e crianças.
HOMENAGEADO - Nayef Georges Francis, nascido na Síria, veio para Volta Redonda na década de 50 e teve dois filhos. Trabalhou a princípio como mascate (vendedor de porta em porta), e, posteriormente, à medida que ia prosperando, estabeleceu-se como bem sucedido comerciante e construtor de imóveis.
Viveu no município por mais de 40 anos e tornou-se um comerciante muito popular e um personagem folclórico, devido ao costume de estar sempre usando chapéu, gostar de andar de bicicleta, de conversar e brincar com todos que encontrava pelas ruas da cidade. Nayef faleceu em dezembro de 1994.
Comentários