12 setembro, 2016
Comentários

NUAM é inaugurada em Resende

O enfrentamento à violência e a importância do acolhimento à mulher foram destacados na inauguração do Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), na 89ª Delegacia Legal, em Resende, e da entrega da Patrulha Maria da Penha. Autora da proposta que garantiu a instalação da unidade no município, a deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB) ressaltou que este é mais um passo dado por Resende no acolhimento à mulher vítima de violência.
- Este é o primeiro NUAM instalado na região das Agulhas Negras, e vem de encontro a todo o trabalho realizado desde o início da gestão do prefeito Rechuan que fortaleceu o Núcleo Integral de Atendimento à Mulher (NIAM), criou protocolos para atendimento às vítimas de violência e investiu na proteção social através de políticas públicas seguras – disse a deputada estadual Ana Paula Rechuan.
A deputada destacou o comprometimento da Prefeitura de Resende, da 89ª Delegacia Legal e toda da Secretaria de Estado de Segurança Pública para inauguração do núcleo. “Sabemos do momento de crise que o estado passa, mas percebemos o compromisso com as políticas públicas para as mulheres. O NUAM não irá reduzir os casos de violência, infelizmente, mas dará segurança para que a mulher tenha o acolhimento necessário para romper um ciclo que as vezes parece interminável”, afirma Ana Paula.
Para receber o NUAM, a 89ª Delegacia Legal recebeu obras para adaptação do espaço, realizada em parceria com a Prefeitura de Resende. Serão três salas disponibilizadas para o atendimento à mulher: uma brinquedoteca, uma sala para acolhimento e uma para registros. Serão três policiais civis femininas para o trabalho, que será feito 24 horas por dia.
Para otimizar o serviço, a Prefeitura de Resende disponibilizou um veículo da guarda municipal que passará a ser a Patrulha Maria da Penha, que atuará em conjunto com o NUAM. “Este veículo será utilizado para levar as mulheres até em casa, por exemplo, nos casos onde se precisa pegar algum documento ou pertences, e ela não se sinta segura em fazer sozinha”, comenta o prefeito Rechuan.
Para o prefeito, ter uma deputada estadual faz toda diferença para buscar políticas públicas para este público e o NUAM vai destacar todo o trabalho desenvolvido no município. “Meu desejo maior é que as mulheres não precisassem denunciar, que os homens entendessem que violência é crime e deve ser banida da nossa sociedade. Mas o NUAM estará aqui a disposição para contribuir para que a Justiça seja feita”, ressaltou Rechuan.
Destacando que o NUAM de Resende é o décimo sétimo inaugurado no estado do Rio de Janeiro, o diretor geral da Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Veloso, destacou o comprometimento da deputada Ana Paula e do prefeito Rechuan para que este projeto saísse do papel. “Quero deixar aqui os meus parabéns a deputada Ana Paula e ao prefeito pela parceria para a vinda do NUAM, para nós, todas as delegacias do estado deverão contar com essa estrutura”, afirmou Veloso.
A inauguração também contou com a presença da diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM), Márcia Noeli Barreto; do diretor do Departamento Geral de Polícia do Interior, delegado José Renato Magnani Chernicharo; do delegado da 89ª Delegacia Legal, Marcelo Nunes; e autoridades municipais.

Comentários