Image
15 dezembro, 2017
Comentários

Núcleo de Fiscalização da Merenda Escolar em BM recebe moção de vereador

Controle efetivo nas escolas melhorou qualidade dos alimentos servidos e economizou cerca de R$ 2,4 milhões em 2017

O Núcleo de Fiscalização de Contrato de Merenda Escolar da Secretaria de Educação de Barra Mansa recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 14, uma moção de congratulação oferecida pela Câmara dos Vereadores através de indicação do vereador Gustavo Gomes. Além dele, estiveram presentes na entrega os vereadores Paulo Chuchu e Elias da Corbama. Os fiscais Jefferson Marinho, Rita Chiesse e Djama Carli vêm desenvolvendo este trabalho desde o início do ano por determinação do prefeito Rodrigo Drable. O objetivo é garantir uma fiscalização efetiva e dar transparência no cumprimento do que está previsto no contrato da merenda escolar.

Segundo o presidente da Comissão de Sindicância da Secretaria de Educação e Fiscal de Contrato da Merenda Escolar, Jefferson Marinho, foram economizados mais de R$ 2,4 milhões com refeições e, ainda assim, foi possível oferecer mais qualidade na alimentação dos alunos. “A redução dos custos foi possível com o maior controle do número de refeições servidas diariamente não só pela equipe de Fiscalização, como também dos diretores e funcionários das escolas. Através do relatório feito pelas unidades e pela fiscalização que estamos mantendo, a prefeitura paga apenas o que realmente é servido nas unidades, nenhuma refeição a mais”, destacou.

Segundo o vereador Gustavo Gomes, o intuito da moção foi parabenizar a equipe de fiscalização pelo trabalho de eficiência desenvolvido durante o ano letivo. “A Câmara dos Vereadores tem acompanhado e fiscalizado as escolas, principalmente em relação à merenda. Nós reconhecemos o trabalho desta equipe que resultou numa redução significativa das despesas e no aumento da qualidade da alimentação escolar”, afirmou Gustavo.

O vereador Elias da Corbama, presidente da Comissão da Educação da Câmara, aprovou o serviço desenvolvido pela equipe de fiscalização e disse que em suas visitas às escolas tem percebido o avanço na qualidade do alimento servido e no armazenamento. O vereador Paulo Chuchu parabenizou a equipe.

De acordo com Jefferson Marinho, uma das medidas implantadas pela Fiscalização foi a exposição do cardápio da merenda na porta das escolas. “Todos os dias nós visitamos de duas a três escolas para assegurar que a qualidade da merenda tem sido mantida. Na frente da escola, é colocado o cardápio para que os pais tenham ciência do que o filho está comendo e a garantia do que está sendo servido nas unidades escolares”, salientou o Fiscal de Contrato da Merenda Escolar.

Jefferson disse ainda que a redução no valor pago pela merenda escolar não interfere na qualidade dos alimentos oferecidos. “Pelo contrário, estamos exigindo maior efetividade no cumprimento do contrato, exigindo alguns itens que não estavam sendo oferecidos como azeite, carnes de primeira e até a troca de utensílios como panelas e limpeza de caixa de gordura. Tudo isso está no contrato e estamos fiscalizando para que realmente seja cumprido”, afirmou.

O controle de quantidade de alimentos servidos também está sendo feito com maior eficiência, para garantir que os alunos consumam a gramatura prevista em contrato. “As escolas tem balanças para verificar o peso dos alimentos. Dessa forma, além de terem comida de qualidade, os alunos recebem a quantidade nutricional necessária”, destacou.

Comentários