Image
25 fevereiro, 2021
Comentários

Núcleo de Hemoterapia de Resende pede doação dos tipos sanguíneos O+ e O-

NÚCLEO DE HEMOTERAPIA DE RESENDE PEDE DOAÇÃO DOS TIPOS SANGUÍNEOS O+ E O-

Estoque de sangue precisa urgentemente de reposição de O positivo e O negativo, que estão em níveis críticos


O Núcleo de Hemoterapia de Resende (NHR) está precisando de doação dos tipos sanguíneos O positivo e O, que estão em níveis críticos no estoque. Devido ao baixo estoque do tipo O, a reposição deve ocorrer urgentemente, já que o Hemonúcleo de Resende atende hospitais dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis.


Para fazer parte desta campanha, o agendamento para a doação é imprescindível, visando evitar aglomerações em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A coordenadora do NHR, a biomédica Maria Fernanda Macedo de Aguiar, explica como deve ser feito o agendamento em meio à pandemia, lembrando quais são os requisitos básicos para doar sangue.


— Para fazer a doação, basta agendar pelo telefone do Núcleo de Hemoterapia: (24) 3381-4834. Depois, é só comparecer na hora marcada para o procedimento na sede do NHR, que funciona ao lado do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, munido de documento oficial com foto. O doador deve apresentar boas condições de saúde, estar alimentado, pesar mais de 50kg e usar máscara de proteção. Deve ter entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido realizada até 60 anos; menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis. O doador não pode estar gripado nem resfriado. Quem foi infectado por Covid-19 com sintomas leves, pode doar após 30 dias contados a partir do término dos sinais da doença – frisa.


Embora a maior necessidade seja para o tipo sanguíneo O, vale destacar os níveis do estoque dos demais: A+ em alerta; A- estável; B+ e B- estáveis; e AB positivo e negativo em níveis críticos.

Comentários