Image
31 julho, 2018
Comentários

Núcleo Descentralizado Regional de Vigilância em Saúde é inaugurado em BM

Unidade foi instalada em Barra Mansa, com o objetivo de criar um espaço específico de apoio técnico aos gestores de Saúde de 12 municípios do Médio Paraíba

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã desta terça-feira (31), a nova sede do Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde do Médio Paraíba. A unidade fica no prédio da Secretaria de Saúde, na Rua Pinto Ribeiro, 65, Centro. O prefeito Rodrigo Drable, a vice-prefeita Fátima Lima, o secretário de Saúde, Sérgio Gomes e o subsecretário de Saúde, Silvio Daniel, participaram da atividade, também secretários de Saúde dos municípios de Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença e Volta Redonda.



A unidade é uma instância da Secretaria Estadual de Saúde e tem a finalidade de prestar apoio técnico a 12 municípios da região – Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, desenvolvendo ações, de forma integrada, nas áreas componentes de Vigilância em Saúde: Vigilância ambiental, sanitária, epidemiológica e de saúde do trabalhador. Juntamente com os NDVS, neste espaço também foi instalada a Secretaria Executiva da Comissão Intergestores Regional, administrativamente vinculada à Sescretaria Estadual de Saúde.



Na ocasião, o prefeito Rodrigo Drable comentou do esforço de Barra Mansa para readequar os espaços físicos existentes. “Estamos trabalhando pela melhor utilização desse prédio. Em fevereiro, transferimos a Sede Administrativa da Secretaria de Saúde para a prefeitura. Essa medida permitiu que hoje, implantássemos esse espaço destinado a debates para transformar a gestão da saúde numa rede mais harmônica”, avaliou o chefe do Executivo.



De acordo com a secretária executiva da Comissão Intergestores e coordenadora do Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde, Sônia Machado, a proposta de descentralização das ações de Vigilância em saúde teve início em 2005, com a implantação de nove núcleos regionais no Estado do Rio de Janeiro. “Posteriormente, para a efetivação do processo de regionalização em 2009 foram constituídos os Colegiados de Gestão Regional, hoje, denominados de acordo com o decreto MS 7.508, de Comissão Intergestores Regional, espaço deliberativo de gestores municipais da região”, detalhou Sônia, lembrando que até então, as reuniões dos gestores de Saúde eram realizadas de forma itinerante.



Os Núcleos, administrativa e tecnicamente vinculados à Secretaria Estadual de saúde, devem atuar de forma articulada com às Vigilâncias dos 12 municípios da região, visando prestar assessoria no desenvolvimento de projetos de promoção da saúde e prevenção de deonças.



No primeiro encontro oficial dos gestores de Saúde na nova sede em Barra Mansa, a diretoria do Cimespa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba) apresentou a PPI (Programação Pactuada Integrada) dos municípios integrantes do Núcleo do Médio Paraíba, planilha que, em conso­nância com o processo de planejamento, demonstra e quantifica as ações de saúde para a população residente em cada território, bem como, os pactos efetuados intergestores para a garantia de acesso da população aos serviços de saúde. Após a apresentação, teve prosseguimento a plenária da Comissão.



SAMU - Ainda no evento, o prefeito Rodrigo Drable sugeriu aos participantes presentes, uma análise acerca do contrato de gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência com a Organização Social Viva Rio, que vence em outubro próximo. “A discussão sobre os custeios da saúde é fundamental para avançarmos. É imprescindível atuarmos de forma econômica, garantindo qualidade em saúde e ampliando a oferta de atendimento as pessoas”, concluiu.


Comentários