O impeachment e a sua empresa
Os escândalos de corrupção, as pedaladas fiscais e a crise econômica tornaram o impeachment inevitável. Esta frase não é nossa. É do renomado economista Ricardo Amorim.
A saída de Dilma abre espaço para uma mudança na política econômica e com isso uma recuperação da confiança na economia brasileira. Consequentemente, uma recuperação da economia. Sim, a confiança dos empresários na economia é de extrema importância.
Antes mesmo da efetivação do impeachment, mas já com o afastamento da presidente, o mercado sinalizou algumas melhoras, mesmo que pequenas, nos índices de confiança do mercado.
Agora, com o impeachment finalizado, esta confiança pode aumentar ainda mais.
No entanto, um elemento fundamental para que esta confiança se traduza em crescimento econômico sustentável ainda está parado. O equilíbrio das contas públicas. A incapacidade do governo em manter suas contas dentro do orçamento, que já é exagerado, pode jogar um balde de água fria na expectativa dos empresários, diminuindo a vontade do empresário em investir e consequentemente aumentar o nível de empregos no país.
Escondendo-se atrás do título de interino, Temer não levou à votação nenhuma das reformas necessárias para o ajuste destas contas. Com a mesma justificativa, cedeu a pressões de grupos nem tão fortes politicamente, como os artistas no caso da extinção do ministério da cultura.
Sem a desculpa da interinidade, Temer precisa, o quanto antes, sinalizar ao mercado que levará a cabo todas as reformas necessárias para o ajuste das contas públicas, sob o risco de atrasar a tomada de decisão e sinalizar ao mercado que as reformas não acontecerão, perdendo o processo da confiança na economia gerada com a saída de Dilma.
E você deve estar se perguntando: “O que e como isso vai impactar diretamente na minha vida e na minha empresa”?
Veja bem. Se você está desempregado, prepare-se para atender às necessidades dos empregadores. As vagas vão surgir.
Se é empresário, fique atento, é neste momento que os investimentos devem iniciar para que, quando a economia melhorar, sua empresa esteja apta a atender as necessidades do mercado.
Outro ponto muito importante. Se suas finanças não estão organizadas. Corra! Finanças em dia é ponto crucial para a manutenção de sua empresa.
Estar antenado e preparado é papel fundamental do empresário.
Por Vinicius Neves e Leonardo de Oliveira - Sócios-diretores da VF Neves - Soluções em Finanças
Comentários