13 março, 2012
Comentários

O que são Esquemas Cognitivos, e qual a sua importância para o nosso comportamento

"


 

Nós já tivemos oportunidade de falar aqui que o que determina as nossas emoções e, consequentemente, nossos comportamentos é o modo como “percebemos” as situações e acontecimentos que nos rodeiam, e não os acontecimentos em si.

"

Isto porque sempre entre os acontecimentos e nossas emoções estão os nossos pensamentos. A cada instante estamos respondendo aos estímulos internos e externos que, por sua vez, continuamente determinam  nossas emoções e comportamentos. Esse é o nosso jeito de “funcionar”. Entretanto, cada um com características específicas, que estão relacionadas com o seu desenvolvimento, que  se inicia a partir do  nascimento e tem continuidade através do tempo. Em outras palavras, as características específicas serão determinadas pela interação que teremos no ambiente familiar, escolar, social, profissional, enfim, em todas as áreas da nossa vida. Nessa dinâmica, que é própria do nosso processo de crescimento e amadurecimento, nós vamos organizando as informações que recebemos, de forma a darmos um significado para elas, pois, caso contrário, não conseguiríamos sobreviver a tanta informação. Nisso também está envolvida a nossa genética.
Os esquemas cognitivos são como padrões que criamos para processarmos as inúmeras informações que recebemos e que são necessárias para nosso desenvolvimento e sobrevivência e, a maior parte desses padrões, criamos nos primeiros anos da nossa vida. Os esquemas cognitivos são chamados também de crenças centrais, ou crenças nucleares, sugerindo que elas estão no centro, no núcleo, na base do processamento das informações que continuamente realizamos na interação com o meio. De outro modo, podemos dizer  que temos a realidade das coisas como elas efetivamente são e, por outro lado, temos a maneira como nós as interpretamos, que depende dos nossos esquemas cognitivos. Não fosse assim, todos teriam as mesmas percepções da realidade, o que significa dizer, os mesmos gostos, as mesmas impressões, os mesmos valores e princípios. Basta-nos lembrar que, em situações iguais, pessoas diferentes têm reações diferentes e até mesmo a mesma pessoa em situações idênticas, reagem diferentemente, algumas vezes.
Pelo que falamos até aqui, podemos afirmar que os esquemas cognitivos são necessários para o nosso desenvolvimento, pois eles estabelecem o padrão que usamos para pensarmos sobre os acontecimentos e situações da nossa vida, e que vão modular as nossas emoções, orientando os nossos comportamentos.
 

Um grande abraço.

 

Comentários