Image
05 abril, 2024
Comentários

Obras de ampliação do Hospital São João Batista, em Volta Redonda, avançam

As obras de ampliação do Hospital São João Batistas (HSJB), em Volta Redonda, estão com ótimas novidades. Segundo a empresa responsável pelo serviço, o Centro de Material e Esterilização (CME), a Unidade de Internação Pós-Cirúrgica e a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) estão com a estrutura concluída, com as lajes concretadas, e a parte de alvenaria com os acabamentos completos, incluindo as instalações hidráulicas, hidrossanitárias e tubulações elétricas. A fim de garantir a segurança de pessoas e patrimônios, concluiu-se toda a instalação da tubulação de prevenção e combate a incêndios nas áreas terminadas.


Com essa parte da obra já concluída, a previsão é que a montagem e concretagem das lajes da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e do Centro Cirúrgico estejam concluídas até o fim de maio. Em paralelo, estão sendo realizadas as instalações complementares – no caso, as partes elétricas, hidráulicas e de prevenção e combate a incêndios. Ao final dessa etapa, será iniciada a montagem do telhado.

“O Hospital São João Batista é um dos orgulhos de Volta Redonda, um dos símbolos da cidade. Foi muito triste encontra-lo, em 2021, sob o risco de fechar as portas, com tantos problemas, oferecendo um serviço precário. Não apenas recuperamos o hospital, como agora vamos entregar para a população uma unidade ampliada, com mais recursos, conforto, e que será elevada ao status de hospital cirúrgico”, declarou o diretor-geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria.

O que haverá de novo

As obras de ampliação do São João Batista são fundamentais para elevar a unidade de saúde ao patamar de hospital cirúrgico. Com um total de cinco pavimentos, o edifício – que está sendo erguido onde ficava o estacionamento dos funcionários – vai abrigar o Centro Cirúrgico, o Centro de Material e Esterilização (CME) e a unidade de internação pós-cirúrgica, com dez leitos, em um de seus andares. Este será interligado ao primeiro pavimento da estrutura já existente, contando com rampa e elevador.

O último pavimento está reservado para a nova UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), com 20 leitos, e uma UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) com dez leitos interligados ao segundo piso do atual prédio. Para isso, será construída, ainda, uma nova rampa ligando os andares e dois elevadores.

Três setores do hospital (Nutrição, Administração e Urologia) também serão ampliados, sendo que a parte de Urologia irá para um novo setor – assim como a Farmácia, visando atender às normas RDC 50 e 36 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Três andares do novo prédio vão servir de estacionamento, com 70 vagas. O local ainda vai abrigar o almoxarifado, que também terá três pavimentos, interligados por um elevador monta-carga. Uma central de tratamento de esgoto será construída para atender às normas ambientais vigentes, enquanto que a recepção principal será ampliada e um banheiro com acessibilidade será construído.

“Volta Redonda está com obras em todas as partes da cidade, atendendo às necessidades dos moradores nas mais diversas áreas. A ampliação do São João Batista, ao lado do Hospital do Retiro e da construção do Hospital da Criança, são promessas que estamos cumprindo para tornar Volta Redonda a cidade em que sonhamos viver”, enfatizou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Comentários