Ordem Pública de Volta Redonda lista dicas de segurança para o fim de ano
Com a proximidade do Réveillon, aumenta o fluxo de pessoas nas estradas e muitos imóveis ficam temporariamente vazios. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda divulgou uma série de orientações de segurança para reduzir riscos e garantir mais tranquilidade à população durante o período de festas. As dicas contemplam tanto quem pretende viajar, deixando a residência sem ocupantes por alguns dias, quanto aqueles que ficarão na cidade.
De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, o planejamento e a atenção a medidas simples fazem a diferença na prevenção de ocorrências. Para quem vai viajar, o recomendado é revisar o veículo, verificando documentação e itens obrigatórios de segurança.
“Antes de pegar a estrada, cheque triângulo, macaco hidráulico, chave de roda e a condição dos pneus, inclusive o estepe. Confira as luzes de freio, setas, nível de óleo e água. Evite excesso de bagagens e planeje os horários da viagem, priorizando trajetos diurnos sempre que possível. Durante a viagem, utilize o cinto de segurança, respeite o limite de velocidade da via, não use o celular e se beber, não dirija”, orientou o secretário, destacando a importância de não divulgar rotinas de viagem nas redes sociais em tempo real, como forma de evitar que essas informações sejam usadas por criminosos.
Coronel Henrique ainda recomenda cuidados básicos para quem vai deixar a casa sozinha. “O ideal é avisar um vizinho de confiança sobre a ausência temporária. Pedir que recolha correspondências, evitar o acúmulo de jornais e observar qualquer movimentação estranha. Também é importante manter portas e janelas bem trancadas e, se possível, utilizar iluminação com temporizador ou até mesmo pedir que o vizinho acenda as luzes durante a noite e as apague de dia; isso vai simular a presença de moradores”, orientou.
Coronel Henrique reforçou que a orientação é manter a atenção redobrada. “A prevenção começa com atitudes conscientes no dia a dia. Pequenos cuidados reduzem significativamente as chances de problemas”, concluiu o secretário.
Em Volta Redonda, a Secretaria Municipal de Ordem Pública, a Guarda Municipal e a Polícia Militar atuarão de forma intensificada durante todo o período de fim de ano, com ações preventivas e patrulhamento em diversos pontos da cidade. Em caso de qualquer situação suspeita, a população deve acionar imediatamente os canais oficiais pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar) ou acione através dos grupos da Rota de seu bairro (WhatsApp).


Comentários