Ordem Pública de VR cria grupo de WhatsApp para reforçar segurança em postos de combustíveis
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) deu mais um passo estratégico e importante no fortalecimento da segurança pública em Volta Redonda. Um grupo de WhatsApp foi criado exclusivamente para postos de combustíveis, envolvendo frentistas, gerentes e demais funcionários do setor. A ideia é que essas pessoas se tornem colaboradores do trabalho das forças de segurança do município, facilitando a atuação dos agentes e a resolução de alguns conflitos.
Nesta segunda-feira (5), funcionários da Semop já deram início ao cadastramento de interessados em participar. A medida tem como objetivo reforçar a segurança, fortalecer a atuação preventiva, ampliar o número de aliados da segurança pública no município e gerar proximidade, contribuindo diretamente para o aumento da sensação de segurança em toda a cidade.
Na prática, por meio do canal direto de comunicação, trabalhadores poderão repassar informações de forma ágil, permitindo respostas mais rápidas das forças de segurança diante de situações suspeitas ou ilícitas. O serviço já vem sendo utilizado com sucesso por diversos segmentos da sociedade, como associações de moradores, feirantes, permissionários dos Mercados Populares, caminhoneiros e taxistas, e agora passa a contemplar também os profissionais que atuam nos postos de combustíveis.
Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, a participação ativa da sociedade é um dos pilares para o êxito das políticas de segurança pública de Volta Redonda.
“É muito importante mantermos essa proximidade com os frentistas e funcionários dos postos de combustíveis. São eles que vivenciam diariamente a rotina desses locais e conseguem identificar rapidamente qualquer movimentação fora do padrão. Nosso objetivo é cadastrar todos os postos e integrá-los ao grupo, fortalecendo essa rede de proteção.”, destacou o secretário.
Além de ampliar a rede de colaboração, a nova ferramenta contribui para ações preventivas mais eficazes, facilitando o compartilhamento de informações em tempo real. A Semop ressalta que os grupos são utilizados de forma responsável e exclusiva para assuntos relacionados à segurança pública.
Atualmente, de forma suplementar, Volta Redonda conta com esses canais diretos de comunicação entre a população e a segurança pública e geridos pela Semop. São mais de 23 mil pessoas participando dos grupos de WhatsApp criados e geridos pela Semop, número que cresce diariamente e já contempla os 122 bairros do município, consolidando um modelo de segurança baseado na integração, na confiança e na participação cidadã.
"É uma modelo que tem dado certo, nos auxiliando em diversas situações do dia a dia, além de ações preventivas e repressivas ao crime. Acreditamos que não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. E é esse lema que temos adotado e temos tornado Volta Redonda cada vez mais segura.", concluiu Coronel Henrique.


Comentários