04 março, 2016
Comentários

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa inicia sua “Temporada das Cores” em concerto romântico


Em 2016, a OSBM realiza a Temporada das Cores, em que cada concerto terá o tom de uma cor diferente.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa – OSBM – retorna ao seu palco oficial, a Igreja Matriz de São Sebastião, para dar início à temporada 2016, intitulada “Temporada das Cores”. A abertura da temporada acontece no Dia Internacional da Mulher, 08 de março, terça-feira, às 20 horas. A OSBM, sob regência do maestro Vantoil de Souza, homenageia a todas as mulheres através de sua solista convidada, a violinista Maressa Portilho.
Com entrada franca, o concerto “O Romantismo Sinfônico” inicia a temporada da OSBM, trazendo em seu repertório obras do período romântico, para arrebatar a plateia. A noite começa com uma obra nacional : “Prometeu”, de Leopoldo Miguez. O programa se completa com dois importantes representantes do romantismo para orquestras, Saint-Saens, e Brahms, com sua Sinfonia nº1.
Para esta noite especial, a OSBM recebe a violinista Maressa Portilho como solista convidada. Fruto do Projeto Música nas Escolas, Maressa começou a estudar violinos ainda bem cedo, aos sete anos. A jovem violinista atuou na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa até a temporada de 2012. Atualmente, Maressa estuda em uma das mais importantes faculdades de música do país, a Escola de Música da UFRJ, e é uma das integrantes do Quarteto de Guanabara. Recentemente, Maressa venceu o concurso de Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Em abril deste ano, a violinista será a solista convidada da Orquestra Sinfônica da USP.
Durante o ano de 2016, cada concerto da temporada oficial da OSBM terá uma cor como ponto de partida. Esta será a “Temporada das Cores” da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. A cor escolhida para o primeiro concerto, que traz a vertente romântica para Barra Mansa, é o vermelho. Quente, a cor expressa com perfeição o estilo executado na noite.
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e a interiorização da música clássica
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há dez anos promovendo a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, a OSBM promove anualmente sua temporada oficial na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Grupo Toniato, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light, Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto O Romantismo Sinfônico
Data: 08 de março (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Regência: Maestro Vantoil de Souza
Solista: Maressa Portilho, violino

Comentários